segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Deputados eleitos pelo Rio prestes a debandar

Na Alerj, 29 são pré-candidatos a prefeito; 16 dos 46 parlamentares federais devem abrir vaga para suplentes

Cássio Bruno, Juliana Castro

Com apenas um ano de mandato, deputados estaduais e federais do Rio já estão de olho nas próximas eleições municipais, em outubro. Levantamento feito pelo GLOBO mostra que pelo menos 29 (mais de um terço) dos 70 políticos em exercício na Assembleia Legislativa (Alerj) são pré-candidatos a prefeito em cidades do estado, principalmente em suas bases eleitorais. Além disso, 16 dos 46 parlamentares federais fluminense podem seguir esse caminho e deixar as cadeiras para os suplentes, se forem eleitos.

Na Alerj, há casos em que bancadas inteiras devem concorrer. Uma delas é do PR. Os cinco representantes do partido têm interesse de disputar o pleito. Comandada pelo deputado federal Anthony Garotinho, ex-governador do Rio, a sigla foi a que mais perdeu deputados para o recém-criado PSD: quatro baixas. A nova legenda, que possui hoje 13 parlamentares, o maior número da Casa, vai lançar três deles como pré-candidatos.

Os três deputados estaduais do PSB também têm pretensão de disputar as prefeituras, assim como os dois do PV e os dois do PRB. Os únicos deputados de PTB, PRTB, PTdoB são outros da lista. Dos seis parlamentares do PT na Alerj, quatro tiveram os nomes indicados para concorrer.

Já entre o grupo que poderá se dividir entre o trabalho em Brasília e a campanha em cidades fluminenses estão quatro dos oito deputados federais do PMDB do Rio. Já o PSDB e o DEM, aliados nacionalmente, ficarão em lados opostos na disputa pela prefeitura do Rio, com Otavio Leite e Rodrigo Maia, respectivamente.

São Gonçalo, na Região Metropolitana, tem sete deputados estaduais e federais com a intenção de concorrer à prefeitura. Quatro deles, no entanto, estudam ainda a possibilidade de se unir em uma aliança formada por PMDB, PSC e PPS contra o indicado da atual prefeita, Aparecida Panisset (PDT) - que não pode se reeleger este ano. Com 653 mil pessoas aptas a votar, a cidade é o segundo maior colégio eleitoral do estado, atrás apenas da capital.

- Em São Gonçalo, a eleição é de dois turnos. Achamos que nos unindo estaremos no segundo turno - diz o presidente do PMDB do Rio, Jorge Picciani.

Na primeira eleição, PSD terá 17 candidatos próprios

No primeiro teste nas urnas desde sua criação, no ano passado, o PSD terá 17 candidaturas próprias no estado, das quais sete são prefeitos tentando reeleição em Cambuci, Carmo, Mangaratiba, Japeri, Rio Claro, Sapucaia e Natividade. Além dos três deputados estaduais pré-candidatos a prefeito, o partido indicará o deputado federal Dr. Paulo César à disputa em Cabo Frio, na Região dos Lagos.

- Se o DEM e o PR quiserem nos apoiar em algum municípios serão bem vindos, mas nós não vamos apoiá-los - avisa Indio da Costa, presidente regional do PSD, legenda que apoia o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes, ambos do PMDB.

A disputa de forças no estado ficará por conta de Cabral e Garotinho, este com o apoio do DEM e do ex-prefeito Cesar Maia. O grupo do governador tem fechado pelo menos 65 candidatos na cabeça de chapa do PMDB contra 60 do PR. As estratégias são distintas. Cabral não deverá pedir votos nas ruas para os aliados, com exceção de Paes, que disputará a reeleição. Garotinho vai percorrer todos os municípios ao lado dos apadrinhados.

- O Garotinho vai aparecer nas campanhas e será o puxador de votos de prefeitos e vereadores - conta o secretário-geral do PR no Rio, Fernando Peregrino.

- Vamos preservar o Cabral e selecionar as cidades em que ele aparecerá. No programa eleitoral na TV e no rádio, o governador gravará para todos os candidatos do PMDB e aliados - afirma Picciani.

Os parlamentares pré-candidatos a prefeito no estado do Rio

Saiba quem são os deputados estaduais e federais com intenção de disputar o Executivo Municipal

ANGRA DOS REIS
• Fernando Jordão – PMDB
ARARUAMA
• Miguel Jeovani – PR
BARRA DO PIRAÍ
 Gustavo Tutuca - PSB
BARRA MANSA
 Inês Pandeló – PT
BELFORD ROXO
 Waguinho – PRTB
CABO FRIO
 Jânio Mendes – PDT
 Dr. Paulo Cesar – PSD
CAMPOS
 Roberto Henriques – PSD
DUQUE DE CAXIAS
 Dica - PSD
 Samuquinha – PR
 Áureo - PRTB
 Washington Reis - PMDB
ITABORAÍ
 Altineu Cortes - PR
 Dr. Carlos Alberto - PMN
JAPERI
 André Ciciliano – PT
MACAÉ
 Dr. Aluízio – PV
MANGARATIBA
 Andréia Bussato – PDT
NITERÓI
 Edino Fonseca – PR
 Chico D’ângelo – PT
NOVA FRIBURGO
 Rogério Cabral – PSD
NOVA IGUAÇU
 Xandrinho – PV
 Rosangela Gomes – PRB
 Nelson Bornier – PMDB
 Walney Rocha – PTB
PETRÓPOLIS
 Bernardo Rossi - PMDB
 Marcus Vinicius – PTB
 Hugo Leal - PSC
RIO BONITO
 Marcos Abrahão – PTdoB
RIO DAS OSTRAS
 Sabino – PSC
RIO DE JANEIRO
 Marcelo Freixo – PSOL
 Clarissa Garotinho – PR (vice na chapa de Rodrigo Maia - DEM)
 Aspásia Camargo – PV
 Otavio Leite – PSDB
 Rodrigo Maia - DEM
 Stepan Nercessian - PPS
SÃO GONÇALO
 Graça Matos - PMDB
 Rafael do Gordo - PSB
 Gilberto Palmares - PT
 Alexandre Correa - PRB
 Dr. José Luiz Nanci – PPS
 Edson Ezequiel – PMDB
 Neilton Mulim – PR
SÃO JOÃO DE MERITI
 Marcelo Simão - PSB
TERESÓPOLIS
 Nilton Salomão - PT
VOLTA REDONDA
 Zoinho – PR

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: