segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A hora de dar explicações

Partidos que tiveram ministros derrubados em 2011 traçam planos para tentar evitar que os escândalos de corrupção prejudiquem o desempenho nas eleições municipais

Paulo de Tarso Lyra

Além de se preocupar com a reforma ministerial e com a manutenção de espaços na Esplanada dos Ministérios, os partidos também começam o ano com um novo planejamento pela frente: como evitar que as quedas de ministros no ano passado contaminem a busca por votos nas eleições municipais de outubro. Diante de uma parcela do eleitorado cada vez mais exigente, que faz passeatas anticorrupção nas ruas e defende a adoção da Ficha Limpa para os cargos eletivos, PT, PMDB, PCdoB, PDT, PP e PR desdobram-se para dar explicações convincentes para a população.

O primeiro a agir foi o PR. Com a queda de Alfredo Nascimento do Ministério dos Transportes sob a acusação de comandar um esquema de superfaturamentos e aditivos em obras para abastecer os caixas do partido, os caciques da legenda contrataram consultores especializados em gerenciamentos de crise.

Mas buscaram um caminho enviesado para limpar a própria imagem: eles querem desconstruir o relatório elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU) apontando desvios na pasta. "São dados inverídicos que não demonstram o envolvimento do PR. Vamos apresentar esse levantamento nos próximos dias, encaminhá-lo à presidente Dilma Rousseff e aos eleitores em outubro", afirmou o vice-líder do governo na Câmara, Luciano Castro (PR-RR).

O partido não sabe ainda quantos candidatos a prefeito terá em outubro. Mas sabe que a tarefa ficará mais fácil se se concentrar nas pequenas e médias cidades. "Nos grandes colégios eleitorais, a disputa será mais difícil, vamos tentar aumentar a capilaridade do nosso partido", completou Castro. Já o PDT, que viu Carlos Lupi ser apeado do Ministério do Trabalho apesar de declarações de amor a Dilma, tem pré-candidatos em 16 capitais. A crise vivida pelo partido levou a uma mudança na estrutura de comando: Carlos Lupi reassumiu a presidência, mas quem dará as cartas nas eleições serão Brizola Neto (RJ) e Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (SP).

Impactos

Para o secretário-geral do PDT, Manoel Dias, é evidente que o primeiro impacto na imagem do partido foi negativo. Mas ele espera que essa pressão se dilua ao longo do ano. "Com o passar do tempo, o eleitorado vai perceber que são denúncias infundadas", aposta Dias, embora admita que, no partido, não foi feita nenhuma discussão convincente de como evitar que as denúncias ligando o PDT a convênios irregulares para a capacitação profissional sejam ressuscitadas pelos adversários.

Maior partido do Brasil, com mais prefeituras, vereadores, senadores e a segunda maior bancada do país, o PMDB também é aquele que mais ministros teve exonerados por Dilma em 2011: Wagner Rossi na Agricultura e Pedro Novais no Turismo. Presidente em exercício da legenda, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) promete viajar pelo país em março, abril e maio para fechar as candidaturas a prefeito e vereador. O partido quer lançar candidatos em pelo menos 22 capitais. "O eleitorado vai perceber que os problemas em nossos ministérios não foram provocados pelo PMDB, são coisas que vinham de gestões anteriores", desconversou.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: