terça-feira, 20 de março de 2012

PT decide apoiar candidato do PSB em Belo Horizonte

Paulo Peixoto

BELO HORIZONTE - O PT de Belo Horizonte deverá optar no próximo final de semana por firmar uma aliança com o prefeito Marcio Lacerda (PSB) na disputa eleitoral de outubro.

A questão é saber se a resistência de setores petistas à presença do PSDB na aliança dificultará o entendimento formalizado anteontem. O presidente do diretório, o vice-prefeito Roberto Carvalho, insiste no veto ao PSDB.

A única certeza no diretório municipal do partido é que a candidatura própria petista foi sepultada no domingo, em reunião que escolheu os delegados do partido.

Os delegados que defendem a candidatura própria serão minoria (cerca de 40%) no encontro. Entre os outros cerca de 60%, defensores da aliança com Lacerda, há muitos que defendem a aliança, mas sem o PSDB - entre eles o ex-ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias.

Já o grupo do ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento Econômico) defende o PSDB na coligação.

Na eleição que elegeu Lacerda, em 2008, o PT foi vice na chapa, e o PSDB apoiou a aliança informalmente. Neste ano, porém, há indícios de que a rejeição à presença do PSDB na chapa diminuiu.

Após o resultado, Patrus, que condenava a aliança, afirmou que "a questão do PSDB não é dogmática". Isso não significa, porém, que o ex-ministro fará campanha ao lado do senador Aécio Neves (PSDB-MG), com quem recentemente trocou críticas.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: