terça-feira, 3 de abril de 2012

Dilma quer leilão do Galeão após eleições

Presidente também já decidiu sobre concessão de Confins, além de outro aeroporto no Norte ou no Nordeste

Geralda Doca

BRASÍLIA. A presidente Dilma Rousseff já bateu o martelo sobre a concessão à iniciativa privada dos aeroportos Galeão (Tom Jobim), Confins, em Belo Horizonte, e um terceiro no Norte ou Nordeste. Os leilões serão feitos este ano, mas depois das eleições municipais de outubro, para evitar o uso político da privatização na campanha.

De acordo com fontes, o governo quer adiar a segunda rodada para depois das eleições para não alimentar críticas de que o primeiro leilão (Viracopos, Brasília e Guarulhos) foi mal feito. Apesar dos ágios elevados, nenhum grande administrador aeroportuário entrou no processo.

Apesar de não ter problemas de capacidade, o Galeão sofre com a qualidade do serviço prestado e por isso seria um dos primeiros da lista. Já Confins precisa de investimentos para atender à demanda. No Nordeste, podem ser transferidos à inciativa privada os aeroportos de Salvador ou Recife. No Norte, o de Manaus tem mais chances devido a gargalos de atendimento.

Para aumentar a competição, a ideia é que os vencedores dos três primeiros leilões fiquem de fora dos seguintes, ainda que em regiões distintas. Oficialmente, porém, os técnicos do governo evitam fazer comentários sobre futuras concessões. O plano de outorga elaborado pela Secretaria de Aviação Civil, que vai ajudar a definir o destino de cada terminal, precisa passar pela aprovação da presidente.

Já em relação a Viracopos (Campinas), o processo continua em análise na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aguardando parecer da Advocacia-Geral da União. Disputam o aeroporto, leiloado em 6 de fevereiro, Triunfo Participações, vencedora, e Odebrecht, segunda.

Conforme o GLOBO antecipou, o acirramento da disputa levou a Anac a adiar o prazo para um parecer final. Segundo cronograma publicado ontem no Diário Oficial da União, a agência fixou para quinta-feira a decisão final. O prazo era sexta-feira passada.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: