quarta-feira, 6 de junho de 2012

Em 88 derrota para Joaquim, hoje o suplente

Paulo Augusto

Há exatos 20 anos, o senador Humberto Costa disputou pela segunda e – até então – última vez uma eleição para prefeito. A primeira foi em 1988, quando terminou em quarto lugar um pleito vencido, ironicamente, pelo seu hoje suplente Joaquim Francisco, à época, um dos expoentes do PFL. Em 1992, terminou em segundo lugar uma disputa vencida por Jarbas Vasconcelos. Para ser eleito prefeito do Recife em 2012 e manter a hegemonia petista na capital – que já dura 12 anos –, o parlamentar vai ter que quebrar uma escrita: nunca ter sido o mais votado numa eleição majoritária que disputou.

Desde a derrota em 1988, Humberto Costa já participou de seis disputas majoritárias. Duas vezes para prefeito (1988, 1992), duas para governador (2002, 2006) e duas para senador (1998, 2010). Sofreu cinco derrotas, sendo a mais sofrida em 2006, quando era tido como o grande adversário do então governador Mendonça Filho. O petista foi prejudicado por escândalos no Ministério da Saúde ocorridos durante sua gestão – dos quais acabou absolvido posteriormente – e não conseguiu sequer chegar ao segundo turno. O “azarão” Eduardo Campos acabou vencendo a disputa e se transformando no que é hoje: a maior liderança política do Estado.

Em 2010, enfim, Humberto Costa conquista sua única vitória numa disputa majoritária. Ainda assim, com um gostinho um tanto amargo: integrando a chapa de Eduardo, que disputava a reeleição, e contando com o apoio incondicional do ex-presidente Lula, o petista era favorito absoluto na disputa. Acabou eleito. Mas como segundo mais votado, atrás do trabalhista Armando Monteiro Neto. Agora, para a PCR, o segundo lugar não cabe.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: