sexta-feira, 22 de junho de 2012

PDT de Niterói poderá sofrer intervenção

Por: Wellington Serrano

O prefeito Jorge Roberto Silveira (PDT) se reuniu na quinta-feira com vereadores da base do Governo, mas ainda não bateu o martelo quanto à candidatura. No entanto, ele disse que “está inclinado a se candidatar à reeleição, por achar um absurdo quererem torná-lo inelegível”, sem citar nomes.

A decisão deve ocorrer até a próxima terça-feira. Mas caso não se lance candidato ou indique um sucessor do PDT para a cabeça de chapa, alguns militantes admitem a possibilidade de haver uma intervenção na legenda.

“É uma possibilidade. Respeitamos Jorge Roberto Silveira, que está no tempo dele. A situação deverá ser considerada pela direção nacional e estadual. O partido tem autonomia”, declarou Oswaldo Maneschy, presidente da Fundação Leonel Brizola e membro da regional.

O presidente nacional do partido, Carlos Lupi, no entanto, minimiza o impasse dentro da sigla. “ Jorge Roberto há 30 anos vem sendo a principal liderança do partido. A decisão que ele tomar será respeitada”, garantiu.

Para o líder do Governo na Câmara, Carlos Macedo (PRP), o prefeito pediu mais um tempo para costurar alianças. “Ele precisa de mais alguns dias. Estamos ainda dentro do tempo perante a Justiça Eleitoral, por isso temos que pensar bastante para não errarmos”. Macedo, no entanto, admite que a demora na definição de um cabeça de chapa dificulta os acordos.

“Esta questão acaba atrapalhando a definição das coligações. O prefeito sabe que o adiamento gera ansiedade em todos nós, mas é necessário, porque ele precisa fechar as negociações”.

Registro - O secretário-geral do PDT, vereador Miguel Vitoriano, não participou da reunião, mas esteve no gabinete para colher assinaturas do prefeito para a documentação que será entregue à Justiça Eleitoral, caso ele venha a concorrer. “O prefeito quer estar com tudo pronto caso seja candidato à reeleição”, explicou Vitoriano.

Sobre o fato do prefeito ter seu nome declarado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Miguel Vitoriano reiterou que Jorge Roberto vai recorrer. “Enquanto não houver o julgamento em primeira instância, ele é candidato. Mesmo assim, se o parecer for desfavorável, ainda podemos recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral”. 

Deputado estadual demonstra insatisfação pelo Twitter

Felipe Peixoto faz desabafo após participar de reunião onde lhe foi oferecido chance de participar de vice-prefeitura. Descontente com a proposta, ele reclamou no microblog

O PDT pode até não sair rachado da disputa com a base aliada para definir os nomes que disputarão a sucessão do prefeito Jorge Roberto Silveira, mas algumas lideranças do partido dão sinais de descontentamento.

Depois do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, ter deixado clara sua pretensão de ver uma chapa encabeçada pelo PDT na cidade, na quinta-feira foi a vez do deputado estadual Felipe Feixoto (PDT) postar um desabafo em seu Twitter, tornando público seu descontentamento pela Internet.

“Acabo de sair de uma reunião de 5 horas com o prefeito Jorge Roberto Silveira, onde mais uma vez me foi oferecida a oportunidade da vice [prefeitura]”, postou Felipe em seu twitter, no início da madrugada de quinta-feira. “Mais uma vez deixei claro [ao prefeito] que [me] sinto com grandes possibilidades de disputar a eleição como cabeça de chapa, e mais uma vez disse não à [opção de] vice”, acrescentou Felipe, afirmando que apesar do apelo, Jorge Roberto teria optado pelo nome do ex-secretário municipal de Governo.

“O prefeito considera que na atual conjuntura o melhor candidato é o deputado Comte Bittencourt. Não depende mais de mim. Fiz a minha parte. Me coloquei à disposição do partido. Mas pelo andar da carruagem, quem quiser votar em mim para prefeito vai ter que esperar até 2016. Tudo indica que estou
fora” .

Conversa não surtiu efeito- Durante o encontro, Felipe teria tentado argumentar com o prefeito, mas sem sucesso.

“Como sabem, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, pediu ao governador Sérgio Cabral que durante 30 dias ficasse no banco de reserva, aguardando a escalação do time que irá disputar as eleições municipais em Niterói. Para isso, tive que sair da Secretaria [Estadual] de Desenvolvimento Regional no início do mês para que não ficasse inelegível nas eleições desse ano”, postou, acrescentando que desde então teria sido “convidado inúmeras vezes” para ser vice de Comte.

“Sempre deixei claro que não existe a possibilidade de disputar a vice-prefeitura. Sempre coloquei que hoje me considero preparado para a disputa. Não só preparado para disputar as eleições para prefeito, mas também para governar”, finalizou.

FONTE: O FLUMINENSE

Nenhum comentário: