quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Datafolha: Haddad sai na frente no 2º turno em SP


Petista aparece com 47%, contra 37% de Serra; indecisos são 8%

Leonardo Guandeline, Marcelle Ribeiro, Silvia Amorim, Sérgio Roxo e Tatiana Farah

SÃO PAULO - Na primeira pesquisa Datafolha sobre as intenções de voto no segundo turno das eleições em São Paulo, divulgada ontem à noite, o candidato Fernando Haddad (PT) aparece com 47%, dez pontos percentuais a mais que José Serra (PSDB), que registrou 37%. Votos em branco e nulos somaram 8%, o mesmo percentual de eleitores indecisos para a disputa de 28 de outubro. No primeiro turno, Serra foi o mais votado, com 30,75% dos votos válidos, enquanto Haddad obteve 28,98%.

Em encontro do PT, Haddad comentou a pesquisa e disse que o resultado "reflete um desejo de mudança da cidade de São Paulo".

- A pesquisa tem que ser vista com tranquilidade, porque nós temos 18 dias de campanha pela frente. Vamos agora aprofundar o debate sobre as nossas propostas. Temos muita humildade com esse resultado, muita cautela - afirmou o candidato do PT.

O deputado Orlando Morando (PSDB), um dos coordenadores da campanha de Serra, disse que já esperava os números da pesquisa e conta com os debates na TV para melhorar a performance tucana.

- Os números estão dentro do esperado pela campanha. O segundo turno está apenas começando. Recebemos hoje (ontem) o nosso primeiro apoio e não tivemos ainda debates na TV, o que nos deixa muito confiantes na vitória - disse Morando.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 2.090 eleitores entre os dias 9 e 10 de outubro, e está registrada no TRE, sob o número SP-01851/2012.

Religião volta a esquentar disputa

Mais cedo, Haddad acusou Serra de instrumentalizar religiões para fazer campanha. E ironizou o adversário, dizendo que "perdoa" o tucano por isso. Ainda protestou contra o pastor evangélico Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, que usa o "kit gay", cogitado pelo MEC em sua gestão, para promover a campanha tucana.

- Eu perdoo (Serra) porque acho que meu papel nesta eleição é tentar trazer um pouco de luz para o debate - afirmou ontem o petista.

Serra, que ontem foi multado em R$ 5 mil por fazer propaganda em templo evangélico, rebateu a acusação.

- Quem faz isso é o PT. Então eles acham que os outros também fazem isso. Isso é um procedimento usual do PT, o jogo sujo. É de novo a estratégia do pega ladrão - afirmou o tucano, que ontem fez campanha ao lado do ex-comandante da Rota Paulo Telhada. O coronel respondeu a 36 processos por homicídios em 30 anos de corporação.

Apesar dos protestos do petista, o pastor Silas Malafaia retomou os ataques:

- Fizeram um kit para ensinar homossexualismo. Sou a favor de kit para ensinar nossas crianças a terem tolerância com gay, religioso, negro, branquinho, altinho, magrinho, narigudo e orelhudo - provocou.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: