segunda-feira, 27 de maio de 2013

O discurso e a inércia - Duarte Nogueira

Há muito o consumo de drogas no Brasil deixou de ser restrito ao âmbito familiar para se tornar um problema social. Segundo pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad), da Unifesp, concluída em 2012, o Brasil é hoje o maior mercado mundial de crack e o segundo maior de cocaína. Estima-se que mais de um milhão de brasileiros consumam crack, cujos pontos de consumo e tráfico, as chamadas cracolândias, chegaram às 27 capitais brasileiras e à quase totalidade das grandes e médias cidades brasileiras.

O Brasil que cresceu economicamente é o mesmo que, nos últimos anos, passou de rota a porto final do tráfico internacional - 60% da cocaína produzida pela Bolívia são vendidos e consumidos no Brasil sob o olhar inerte do governo federal.

A droga que ultrapassa os limites da fronteira brasileira é aquela que abastece o bolso do crime organizado, aumentando a insegurança, que condena à incerteza de um futuro nebuloso milhares de jovens brasileiros e suas famílias.

Diante deste quadro dantesco, São Paulo não se calou. Foi pioneiro em implantar clínicas públicas para tratamento de dependentes químicos ainda em 2010, mesmo enfrentando a resistência do Ministério da Saúde e tendo de arcar, sozinho, com o custo do tratamento. Atualmente, há 910 leitos disponíveis e, até 2014, serão 1.300.

No início de maio, o governador Geraldo Alckmin deu outro importante passo para melhorar a rede de assistência aos dependentes químicos com o lançamento do Cartão Recomeço. Por meio dele, entidades especializadas receberão até R$ 1.350 por mês para acolher, recuperar e reinserir essas pessoas na sociedade.

Enfrentar o tráfico e tratar os dependentes requer ações rápidas e medidas urgentes. Infelizmente, o Governo Federal, com a morosidade que lhe é habitual, não consegue acompanhar esse processo com a agilidade necessária. Difundido fortemente durante a campanha eleitoral da presidente Dilma Rousseff, o programa Crack, É Possível Vencer já foi inventado e reinventado antes de conseguir deixar o papel e chegar às ações práticas.

Difundido em 2010, o programa foi relançado em dezembro de 2011. No ano seguinte, 2012, apenas 10% dos recursos autorizados para as ações do programa tinham sido empenhados. E, pela execução orçamentária até o momento, nada aponta que 2013 tenha um fim diferente.

Possibilitar aos dependentes químicos uma alternativa de tratamento e, consequentemente, de mudança de vida requer mais que palavras e bonitos programas na TV. Requer coragem, ações efetivas e compromisso com as pessoas. Para isso, é preciso superar a inércia do discurso.

Duarte Nogueira, deputado federal e presidente do PSDB-SP.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: