sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Novos capítulos do maior escândalo da República - Roberto Freire

Quando a sociedade imaginava assistir ao desfecho do mais grave escândalo de corrupção da história da República, o STF decidiu acolher os recursos de 12 dos 25 mensaleiros condenados e frustrou a expectativa de que os culpados começassem a cumprir imediatamente suas penas. O sentimento de decepção diante da morosidade da Justiça se justifica novamente. Somente agora a Polícia Federal e a Procuradoria Geral da República começaram a rastrear as supostas doações ilegais para bancar despesas da campanha presidencial do PT em 2002.

As denúncias nesse sentido foram feitas há mais de um ano pelo operador do mensalão, o empresário Marcos Valério. Os tentáculos do esquema no exterior foram denunciados por Valério em depoimento prestado em setembro do ano passado. Na ocasião, o empresário acusou o ex-presidente Lula de ter avalizado empréstimos bancários que pagariam parlamentares da base aliada no Congresso. Ainda segundo Valério, condenado pelo STF a mais 40 anos de prisão, despesas pessoais do petista também teriam sido pagas com esse dinheiro.

A Procuradoria da República no Distrito Federal decidiu, então,abrir seis procedimentos de investigação.Ao todo, os procuradores apontaram oito fatos que poderiam, em tese, ser tipificados como crimes – dois deles já estavam sendo investigados em outros inquéritos no âmbito do Ministério Público Federal. Entre as seis investigações preliminares restantes, está a suposta doação ilegal de US$ 7 milhões de uma gigante do setor de telefonia ao PT, como intuito de irrigar o caixa da campanha de Lula.

A notícia foi publicada na edição desta semana da revista “Veja”. Ainda de acordo com o depoimento de Valério, o dinheiro fora depositado em três contas bancárias e a operação teria sido acertada por Lula e os ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci, além da participação direta do próprio operador do mensalão.

A “Veja” informa que a PF e o MPF solicitaram à Justiça a quebra do sigilo das contas dos supostos beneficiários, e o Departamento de Recuperação de Ativos (DRCI), órgão do Ministério da Justiça, também foi acionado para que sejam obtidas informações sobre as contas internacionais. Segundo a “Veja”, Lula ainda deverá ser convidado pelo Ministério Público Eleitoral para prestar esclarecimentos sobre outra acusação de Marcos Valério: a doação não declarada feita por uma siderúrgica no valor R$1 milhão, montante que também teria alimentado o suposto caixa 2 da campanha que elegeu o petista presidente da República pela primeira vez.

Em meio à reta final do julgamento no STF, que pode até executar as primeiras penas antes do fim de outubro, novas ramificações do escândalo começam a ser investigadas. Ao que tudo indica, a condenação de próceres petistas como José Dirceu, José Genoino, João Paulo Cunha e Delúbio Soares não foi o último capítulo desse rastro de corrupção no seio do governo.Que as autoridades tenham independência e serenidade para apuraras denúncias, sem qualquer ânsia persecutória, mas imunes a pressões em sentido contrário. Já passou da hora de o país virar a página do mensalão, com todas as falcatruas desvendadas e punição exemplar aos envolvidos.

Deputado federal por São Paulo e presidente nacional do PPS

Fonte: Brasil Econômico

Nenhum comentário: