segunda-feira, 10 de março de 2014

Bancada do PMDB na Câmara deve se unir à oposição para convocação de ministros

Líder do partido na Câmara convoca reunião com a presença de Valdir Raupp

Maria Lima

BRASÍLIA - A bancada do PMDB da Câmara, ligada ao líder Eduardo Cunha (RJ) e outros partidos que compõem o “blocão” prepara um contra-ataque à tentativa do PT e da presidente Dilma Rousseff de isolar o grupo. Dilma tem feito encontros com integrantes da cúpula do PMDB, mas apesar de receber líderes do partido do Senado alijou o líder da Câmara. Nesta terça-feira, na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, o grupo pretende se juntar a oposição para aprovar cinco requerimentos de convocação dos ministros Edson Lobão, (Minas e Energia), Aldo Rebelo (Esportes) , Arthur Chioro (Saúde), da presidente da Petrobras, Graça Fortes, e do presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Além disso, Cunha vai reunir a bancada para discutir o fechamento de questão contra o projeto do governo do Marco Civil da Internet e a manutenção da aliança nacional com o PT. Para a reunião, ele está convocando o presidente do partido Valdir Raupp (PMDB-RO), que se reúne na manhã desta segunda-feira com a presidente Dilma no Palácio do Planalto.

- Dilma não que discutir os problemas com o líder nacional do partido, Eduardo Cunha, que é quem fala pela bancada. Vamos votar cinco requerimentos da oposição de convocação de ministros. Dilma resolveu ouvir Temer e Raupp, mas eles não falam pela bancada. Quem vai impedir? Eles vão segurar? Estão empurrando com a barriga e isso não vai ter um bom desfecho - disse o deputado Lúcio Vieira Lima, presidente do diretório do PMDB na Bahia.

Amanhã , a Câmara volta a deliberar também sobre o requerimento do DEM e do PPS de criação de uma comissão externa para investigar denúncias de propina na Petrobras na Holanda. Na véspera do carnaval o requerimento começou a ser votado com apoio do “blocão”, e só não foi aprovado porque o presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a pedido do vice-presidente Michel Temer e do Planalto, suspendeu a votação.

O líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha, voltou a reforçar no Twitter que defende a opinião da bancada do partido.

“ E esta certo o Michel quando fala que é a convenção que decide apoio, alias falei isso aqui no Twitter, só que os deputados tem opinião e voto”, publicou no microblog.

“E bom deixar claro,que eu só expresso e só expressarei o que a bancada pensa e decide. Logo tentar me isolar é isolar a bancada do PMDB”

“A bancada já decidiu, nomeiem quem quiserem para os cargos, que não queremos”.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: