quinta-feira, 12 de junho de 2014

Para Aécio fala de Dilma na TV lembra ditadura

• Aécio critica pronunciamento da presidenta sobre a Copa

- Brasil Econômico

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, criticou, ontem, a presidenta Dilma Rousseff por ter utilizado cadeia de rádio e TV na última terça-feira para anunciar a proximidade da Copa do Mundo e a acusou de tentar repetir uma estratégia usada por militares na época da ditadura.

Na avaliação do tucano, a participação da presidenta infringe a legislação eleitoral e remete à campanha dos militares na Copa de 1970, quando o governo tentou vincular o título mundial ao sucesso do regime ditatorial.

Aécio afirmou que não acredita que uma eventual vitória possa ter influência no resultado das eleições presidenciais: "Isso é coisa do passado. Na década de 70 havia uma preocupação de vincular futebol à política".

Na véspera, Dilma disse que, apesar dos que torceram contra, a Copa se viabilizou e ainda convocou a população para se engajar no mundial.

Aécio, que será proclamado oficialmente candidato à Presidência na convenção do PSDB no próximo sábado, comemorou seu crescimento na pesquisa Ibope divulgada na terça, em que aparece com 22% das intenções de voto. O candidato do PSB, Eduardo Campos, apareceu com 13%, enquanto Dilma passou a 38%.

O senador mineiro afirmou que o segundo turno se mostra inevitável e avaliou que a presidenta corre o risco de ficar de fora da disputa. O pré-candidato do PSDB classificou como "patética" a participação de Dilma na convenção PDT ao atribuir à oposição problemas como inflação mais alta e crescimento baixo da economia. "Enquanto eles falarem do passado, nós vamos falar do futuro; enquanto eles falarem de medo, nós vamos falar de esperança".

Aécio comentou o resultado da convenção do PMDB, que confirmou a aliança nacional com o PT, mas com vitória apertada. "O apoio do PMDB com apenas 59% mostra que nem o sócio majoritário na aliança dá apoio integral", disse ele. Reuters

Nenhum comentário: