sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Costa diz que houve propina na compra de Pasadena

• Dilma afirma que ex-diretor trabalhou no governo FH

Jailton de Carvalho – O Globo

BRASÍLIA - Ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa disse a investigadores da Operação Lava-Jato que houve pagamento de propina na compra da refinaria de Pasadena, no Texas, pela estatal. A informação foi divulgada ontem pelo "Jornal Nacional", da TV Globo. Segundo a reportagem, Costa teria admitido que ele mesmo recebeu R$ 1,5 milhão de propina pela compra da refinaria. O processo de aquisição da refinaria é investigado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Ministério Público Federal.

Os interrogatórios de Paulo Roberto Costa começaram em 29 de agosto na Superintendência da Polícia Federal no Paraná. Segundo a reportagem do "Jornal Nacional", as revelações foram feitas a um delegado, a um procurador e a um escrivão. Os depoimentos foram gravados em vídeo, anotados e criptografados para evitar o acesso de pessoas que não participam da investigação.

A compra da refinaria de Pasadena é um dos objetos de investigação das CPIs do Congresso. A presidente da Petrobras, Graça Foster, já declarou que hoje a aquisição pode ser considerada um mau negócio. As declarações de Paulo Roberto divulgadas pelo "JN" teriam ocorrido no processo de delação premiada, comandado pelo MPF.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tem sido informado de todo o conteúdo da apuração. Parte do material da delação premiada será repassado ao Supremo Tribunal Federal porque Paulo Roberto Costa denunciou parlamentares. Segundo Costa, um grupo de políticos seria beneficiado pelo esquema de pagamento de propinas a partir de contratos da Petrobras com grandes empreiteiras. Caberá ao ministro Teori Zavascki decidir se será aberta investigação contra os políticos que têm direito a foro no STF.

Dilma tenta dividir desgaste
Candidata à reeleição, a presidente Dilma Roussef tentou, ontem, dividir o desgaste do escândalo de corrupção na Petrobras com a oposição, lembrando que o ex-diretor da empresa Paulo Roberto Costa foi diretor da Gaspetro, subsidiária da Petrobras, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

- Você (repórter) está dizendo que ele trabalhou dez anos lá. Ele trabalhou 30 (anos). Antes (de ser diretor de Abastecimento da Petrobras), ele foi diretor da Gaspetro no governo FH, foi diretor da Região Sul de Exploração e Prospecção - afirmou Dilma, em entrevista ao "Jornal da Record".

A Gaspetro é uma subsidiária da Petrobras para exploração do gás natural.

A presidente voltou a defender seu governo afirmando que esse escândalo na Petrobras só foi descoberto por causa de investigação feita pela Polícia Federal, que é um órgão do governo federal. Em delação premiada, Paulo Roberto Costa afirmou que havia um esquema de desvio de dinheiro na empresa com pagamento de propina para integrantes do governo, integrantes da base aliada no Congresso e governadores.

- Achar casos de corrupção não é algo simples, tanto que não houve indícios antes. A Polícia Federal chegou a ele através da investigação dos doleiros - disse a presidente, em referência à Operação Lava-Jato.

Nenhum comentário: