quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dilma e Marina aumentam o tom das críticas recíprocas

• Petista acusa adversária de "desvio de caráter", e candidata do PSB diz que não quer "se parecer com essa gente"

Julianna Granjeia, Marco Grillo, Maria Lima e Rafael Galdo – O Globo

BRASÍLIA, RIO e SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff e a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, subiram o tom ontem nas críticas recíprocas. No Rio, onde participou de um encontro com atletas e dirigentes esportivos, a petista acusou a adversária de ter "desvio de caráter" e voltou a afirmar que ela mentiu sobre a posição na votação da CPMF. Em São Paulo, Marina afirmou que "mentirosa é quem diz que não sabe que tinha roubo na Petrobras", em relação ao suposto esquema de corrupção na estatal.

A artilharia petista vai continuar: em uma inserção programada para a televisão hoje, o programa de Dilma vai mostrar uma foto sombria de Marina, ladeada pelos ex-senadores Jorge Bornhausen e Heráclito Fortes, hoje no PSB, enquanto o locutor dirá que a candidata "agora anda com gente da ditadura (militar)". Enquanto a imagem é exibida, o locutor classifica os dois políticos como "representantes dos ruralistas e dos banqueiros". Na semana passada, a presidenciável participou de um ato político, de mãos dadas com o deputado Paulo Bornhausen, filho de Jorge e candidato do PSB ao Senado em Santa Catarina.

Ontem, ao final da entrevista coletiva e sem ser questionada a respeito, Dilma atacou Marina:

- Eu acho que um presidente pode se equivocar, errar e se confundir. Só tem uma coisa que um presidente não pode fazer: mentir. O jornal O GLOBO e nós (campanha) levantamos que, nas duas ocasiões em que houve votação para criar a CPMF e para prorrogá-la, a candidata Marina votou não. E disse, na minha frente e de todo o Brasil, que tinha votado sim. Eu acredito que é muito importante que as pessoas assumam o que fazem. Errar é humano. Mentir é desvio de caráter.

Logo depois, a campanha de Dilma usou o Facebook para reforçar a crítica à adversária, com uma foto, a frase "Errar é humano, mentir é desvio de caráter", e a hashtag #peganamentira.

Durante o discurso no encontro com atletas, a presidente já havia criticado Marina, mas sem citar o nome da adversária. Dilma afirmou que "tem muita gente dizendo que a gente não deve ter Ministério do Esporte", em referência à sabatina de Marina no GLOBO, quando a presidenciável não garantiu a continuidade da pasta em um eventual governo.

- Queria fazer uma reflexão. Se não tivéssemos o Ministério do Esporte, não tínhamos avançado tanto em algumas políticas para os esportes - disse, ao lado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Durante o evento, a judoca Rafaela Silva leu um manifesto dizendo que "acabar com o Ministério do Esporte ou anexá-lo a outra pasta seria um retrocesso inadiável". Segundo a campanha petista, mais de cem atletas já assinaram o documento, mas o número ainda não está fechado porque há a expectativa de mais adesões.

Ao mesmo tempo, em São Paulo, Marina fez seu discurso mais agressivo contra Dilma e rebateu a acusação de que mentiu quando disse que votou a favor da CPMF no Senado.

- Não me venha chamar de mentirosa. Mentirosa é quem diz que não sabe que tinha roubo na Petrobras, mentirosa é quem diz que não sabe o que está acontecendo na corrupção deste país. Mentirosa é quem diz que ia fazer seis mil creches e só fez quatrocentas.

"Pior fraqueza é fazer o jogo do dominador"
Ao criticar a forma como petistas estão trabalhando contra sua candidatura, a ex-senadora foi ainda mais dura. Comentou que a "pior fraqueza" é aquela em que "você fere e, depois, diz: "engula o choro"".

- Amanhã vão dizer que "ela é fraca", "ela se emociona", "ela não serve para governar o Brasil". Mas a pior fraqueza é fazer o jogo do dominador e se integrar a ele para parecer com ele. Eu não quero me parecer com essa gente.

Marina lembrou ainda que comemorou quando o país elegeu a primeira mulher presidente, em 2010, mas lamentou os acontecimentos recentes:

- Nunca pensei que uma mulher poderia permitir que pudessem fazer o que estão fazendo para destruir a biografia de outra mulher.

Marina participou de um evento com líderes estudantis, ambientalistas, políticos, um índio, um deficiente físico e um militante LGBT, além do cantor Arnaldo Antunes, do ex-diretor do Banco Central Luís Fernando Figueiredo, do ex-secretário nacional de Segurança Pública Luiz Eduardo Soares e da coordenadora da campanha, Neca Setúbal.

Já Dilma contou com as companhias do ex-lateral Cafu, do iatista Torben Grael, dos ex-jogadores de vôlei Marcelo Negrão e Maurício, do atleta paralímpico Leonardo Curvelo e de dirigentes esportivos como o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley, e do presidente do Clube Pinheiros, Luís Eduardo Dutra. Diversos atletas que recebem incentivos do governo federal, como o Bolsa-Atleta, também participaram do ato.

Dilma afirmou que o Brasil vai realizar a "Olimpíada das Olimpíadas", em referência à "Copa das Copas", frase dita por ela sobre o Mundial de 2014. Antes do encontro, a presidente visitou o Parque Olímpico, na Barra, acompanhada do governador do Rio e candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão (PMDB), do prefeito Eduardo Paes e de diretores do Comitê Olímpico Internacional (COI). Segundo Dilma, as obras para as Olimpíadas estão no andamento adequado. A presidente prometeu, caso reeleita, criar uma universidade federal voltada para o esporte de alto rendimento. Segundo a presidente, a faculdade será construída no Parque Olímpico, obra em construção para as Olimpíadas de 2016.

- É uma universidade que vai servir de centro de referência para todo o Brasil e desenvolver a ciência esportiva - afirmou, defendendo que os programas que distribuem recursos para atletas sejam transformados em "políticas de estado".

Depois de mais um dia intenso de campanha - antes de vir ao Rio, Dilma participou de um evento em Santos, São Paulo -, Dilma estava afônica e brincou sobre as falhas na voz:

- Sabe aquilo que acontece em São Paulo com a Cantareira? Eu estou usando volume morto.

O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, também esteve no Rio e foi ao Mercadão de Madureira, na Zona Norte. Sem o governador Pezão - que esteve ao lado de Dilma, mas também é o candidato apoiado pelo PSDB no Rio -, o senador centrou fogo contra as duas adversárias . De acordo com ele, os investimentos deixaram de vir para o Brasil e não se sabe o que esperar de um futuro governo petista, que acusou de ser intervencionista.

- Sinalizei de forma muito clara quem será o meu futuro ministro da Fazenda (Armínio Fraga) se vencer as eleições, exatamente para mostrar o caminho que perseguiremos, de resgate dos investimentos, de credibilidade da nossa economia. O máximo que a atual presidente e candidata conseguiu fazer foi anunciar quem será o seu futuro ex-ministro da Fazenda - atacou, em referência à decisão de que Guido Mantega deixará o ministério num eventual novo governo petista.

Já sobre Marina, afirmou que a candidata não adquiriu condições de governabilidade:

- A impressão que se tem sempre é que ela está a olhar sobre a cerca de sua propriedade para tentar enxergar no terreno, na grama do vizinho, algum fruto mais vistoso ou qualificado para que possa, num eventual futuro, fazer parte do seu pomar.

Nenhum comentário: