quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Terça-feira de ataques e contra-ataques

- Zero Hora (RS)

Aécio : "Intervencionista e sem condição de governar"

Em uma rápida e tumultuada visita na manhã de ontem ao Mercadão de Madureira, tradicional centro popular de compras na zona norte do Rio, o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, concentrou os ataques no governo de Dilma Rousseff (PT). Aécio ficou apenas 50 minutos no Mercadão e não percorreu as lojas. Ao chegar , foi cercado por dezenas de pessoas, a maioria cabos eleitorais com uniformes padronizados. Predominavam bandeiras do governador do Rio e candidato à reeleição , Luiz Fernando Pezão , e do candidato a deputado federal Marco Antonio Cabral, filho do ex-governador Sérgio Cabral, todos do PMDB. O tucano afirmou que apenas sua candidatura "tem condições de derrotar o PT no segundo turno".

– O ano de 2015 será muito difícil para qualquer que seja o presidente, mas será muito pior se não for com a nossa eleição – afirmou Aécio. Ele se disse preparado para encerrar o que descreveu como um "ciclo de inflação alta, crescimento baixo e escândalos que não param". O candidato também voltou a defender a redução da maioridade penal e o corte de ministérios: – Vou acabar com metade dos atuais ministérios. É uma vergonha o Brasil ser hoje administrado por quase 40 ministérios para atender à companheirada. Ao atacar o PT, Aécio chamou o governo Dilma de "intervencionista". Depois, também mirou em Marina, a quem criticou indiretamente . – Temos uma outra candidata que infelizmente não adquiriu condições de governabilidade – declarou.

Dilma: "Errar é humano. Mentir é desvio de caráter"

Em um dos ataques mais contundentes contra a adversária do PSB, Marina Silva, desde o início da campanha eleitoral, a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), afirmou que a rival tem "desvio de caráter". O tema era a CPMF . Dilma reiterou que a ex -senadora mentiu ao dizer que votou a favor da contribuição . – Errar é humano. Mentir é desvio de caráter – afirmou, após receber o apoio de um grupo de atletas na capital fluminense. O tema da CPMF foi abordado por iniciativa da própria presidente: – Um presidente pode se equivocar, é humano, pode errar, se confundir. Mas uma coisa não pode: não pode mentir. No caso da CPMF , ao contrário do que a candidata Marina diz, nas duas ocasiões em que houve votação, para criar e para prorrogar, a candidata votou não.

Ela disse na minha frente e de todo o Brasil que tinha votado sim. Não é verdade. É muito importante que as pessoas assumam o que fazem – completou. Na entrevista, a presidente comentou a alta do dólar e a queda da bolsa: – Mercado financeiro é especulação. Alguém está ganhando dinheiro. No Rio, Dilma participou de uma visita às obras do Parque Olímpico. Depois, esteve em um evento com atletas que a apoiam. Durante o ato político, Dilma prometeu um combate "sem trégua" à corrupção: – Além de três refeições por dia, acesso à casa própria e educação, um país tem de ter valores, tem que ter combate sem trégua à corrupção .

Marina: "Não me venha chamar de mentirosa "

A candidata do PSB Marina Silva fez um dos discursos mais inflamados de sua campanha, rebateu as críticas da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT). – Não me venha chamar de mentirosa. Mentira é quem diz que não sabe que tinha roubo na Petrobras, mentira é quem diz que não sabe o que está acontecendo na corrupção deste país, mentira é quem diz que ia fazer 6 mil creches e só fez 400 – afirmou Marina, durante evento com apoiadores em São Paulo . – O que estou dizendo aqui não é nenhuma mentira contra a nossa presidente – completou. Marina chorou ao falar dos ataques que vem sofrendo por parte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A campanha de Dilma tem explorado a imagem de que a adversária é frágil e não teria firmeza para governar .

– Amanhã vão dizer que "ela é fraca", "ela se emociona". A pior fraqueza é fazer o jogo do dominador e se integrar a ele para parecer com ele. Eu não quero me parecer com essa gente – disse Marina. A candidata lembrou que, mesmo após sua derrota em 2010 – quando foi candidata à Presidência pelo PV e recebeu cerca de 20 milhões de votos – "celebrou" o fato de o país ter eleito a primeira mulher presidente. No entanto, acusou Dilma de agora ajudar a "destruir" sua "biografia honrada": – Nunca pensei que uma mulher pudesse permitir fazer o que estão fazendo para destruir a biografia honrada de uma outra mulher . Marina se diz vítima de uma "campanha de boatos e mentiras" do PT, partido ao qual foi filiada por 24 anos .

Nenhum comentário: