quarta-feira, 1 de outubro de 2014

No Rio, Aécio diz que seu programa é 'mais bem elaborado'

• Tucano prometeu simplificar o sistema tributário na primeira semana de sua gestão caso seja eleito

Rafael Galdo – O Globo

RIO — O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, respondeu nesta terça-feira as críticas sobre a divulgação de seu programa de governo por partes na última semana de campanha antes do primeiro turno das eleições. Segundo ele, o programa de sua candidatura seria o mais "bem elaborado". Ele afirmou que já divulgou, por exemplo, suas propostas para região Nordeste, para o agronegócio, projeto para a indústria, sustentabilidade e também para a segurança pública, com redução da maioridade penal para crimes hediondos. Ainda segundo o tucano, nesta terça-feira apresentará suas propostas para gestão do Estado e, na quarta-feira, para a área social.

— Ninguém tem um programa mais bem elaborado, bem acabado e discutido com propriedade do que o nosso — garantiu.

O candidato visitou nesta manhã o Mercadão de Madureira, um dos principais centros de comércio popular da cidade, na Zona Norte do Rio, onde deu entrevista para a rádio local. Ele caminharia pelos corredores do centro comercial, mas devido ao grande tumulto que se formou, decidiu recuar, para garantir a segurança. Antes de ir embora, em entrevista coletiva, Aécio focou seu discurso na política econômica, principalmente nos incentivos aos pequenos e microempreendedores. O candidato prometeu que na primeira semana de um eventual governo enviará ao Congresso uma proposta de simplificação do sistema tributário brasileiro.

— Ele (o sistema) é oneroso, não apenas no nível de impostos que cobra. É extremamente alta a nossa carga tributária. Mas é oneroso também na complexidade do pagamento desses impostos — avaliou Aécio, que acrescentou:

— Quero reassumir meus compromissos com o crescimento da economia brasileira. Só crescendo vamos gerar empregos e renda. Vamos ter tolerância zero com a inflação. Quero permitir, com a simplificação do nosso sistema tributário e também com a desburocratização da vida das empresas, que cada vez mais o empreendedor possa ousar, contratando gente e ampliando seus negócios — disse ele, lembrando que o Simples foi criado no governo do PSDB.

Críticas às adversárias
No evento, Aécio esteve acompanhado por lideranças políticas de sua coligação no Rio, como os deputados federais Otávio Leite (PSDB) e Indío da Costa (PSD) e os deputados estaduais Jorge Picciani (PMDB) e Luiz Paulo (PSDB). No entanto, não contou mais uma vez com a participação do candidato ao governo do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), que se encontrará novamente nesta tarde com a presidente Dilma Rousseff (PT), sua adversária. Quem representou a chapa do peemedebista no encontro foi seu candidato a vice, Francisco Dornelles (PP). Interlocutores da campanha tucana afirmaram, no entanto, que não existe um mal estar com a situação, já que desde o início da corrida eleitoral estava clara a simpatia de Pezão por Dilma. Um deles chegou a afirmar que "os generais estariam com Dilma, mas todos dos coronéis para baixo estão com Aécio".

Com o crescimento nas pesquisas, Aécio centrou fogo contra suas duas principais adversárias, Dilma Rousseff e Marina Silva (PSB). Ele voltou a criticar duramente o governo do PT em questões como a gestão econômica. Sobre Marina, afirmou que a candidata não adquiriu condições de governabilidade:

— A impressão que se tem sempre é que ela está a olhar sobre a cerca de sua propriedade para tentar enxergar no terreno, na grama do vizinho, algum fruto mais vistoso ou qualificado para que possa, num eventual futuro, fazer parte do seu pomar.

Nenhum comentário: