sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

PPS lembra a conquista da democracia

• PPS lembra os 30 anos da eleição de Tancredo Neves e o fim do autoritarismo no Brasil

Por: Assessoria do PPS

O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), divulgou nota nesta quinta-feira registrando os 30 anos da eleição indireta de Tancredo Neves (PMDB) à Presidência da República. A vitória de Tancredo sobre Paulo Maluf (PSD), no Colégio Eleitoral então composto por congressistas e representantes das Assembleias Legislativa, por 300 votos de diferença, marcou o fim da ditadura no Brasil.

“Quando elegemos Tancredo Neves, elegemos a liberdade e a democracia. Trata-se de uma nova vitória do brasileiro anônimo que se envolveu em significativos momentos da resistência, fosse na defesa das liberdades; na denúncia de prisões, espancamentos, torturas e mortes; na reivindicação das eleições diretas; na exigência de anistia para as vítimas do autoritarismo”, diz a nota.

Leia a íntegra do texto:

“Um dia para lembrar sempre

Há trinta anos, o Brasil dava novo e significativo passo em direção ao retorno da vida democrática. Graças à acumulação de forças obtida, com extrema dificuldade, nas batalhas quase diárias, no enfrentamento da ditadura implantada em 1964, os brasileiros conseguiram impor nova e contundente derrota ao regime, elegendo, via Colégio Eleitoral que fora montado para a continuidade do sistema autoritário, a chapa Tancredo Neves-José Sarney para a Presidência e Vice-Presidência da República.

Quando elegemos Tancredo Neves, elegemos a liberdade e a democracia. Trata-se de uma nova vitória do brasileiro anônimo que se envolveu em significativos momentos da resistência, fosse na defesa das liberdades; na denúncia de prisões, espancamentos, torturas e mortes; na reivindicação das eleições diretas; na exigência de anistia para as vítimas do autoritarismo.

Destaque-se que, mesmo com a inesperada morte do líder político mineiro e com a instabilidade reinante no país, o processo rumo ao retorno da democracia se deu positivamente, sob o comando do presidente José Sarney, com o fim da censura e das perseguições políticas, com o inicio do desmonte dos entulhos autoritários, com a liberdade de organização partidária que permitiu o retorno à legalidade do PCB, PCdoB e PSB e com a convocação e realização da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a nossa mais avançada Carta Magna.

Estas históricas conquistas se deram sobretudo graças a uma visão e ação políticas que, ao contrário de afastar-se do povo por suas propostas irrealistas de ação armada, procuraram incorporar o máximo de pessoas, independente de sua origem de classe e de concepção ideológica, para que se alcançassem os objetivos maiores almejados pela nação.

Nesta data memorável, que deu inicio ao mais longo período de vida democrática no país, devemos considerar que as liberdades, conquistas que dão suporte à vida em comum do cidadão, em qualquer lugar do planeta, exigem de cada um de nós o máximo de vigilância para que continuem sendo nossas bandeiras maiores no combate que travamos por uma sociedade de progresso e de justiça social, para que todos sejam e se sintam iguais na convivência diária dominada pela paz e o respeito ao seu semelhante.

Brasília, 15 de janeiro de 2015

Deputado Roberto Freire

Presidente nacional do PPS”

Nenhum comentário: