quarta-feira, 20 de maio de 2015

Na TV, PSDB usa ajuste fiscal e corrupção contra o PT

• FHC comanda ataques a Lula e partido explora os cortes de acesso a direitos trabalhistas; em resposta, petistas realizam ‘tuitaço’

Pedro Venceslau – O Estado de S. Paulo

O PSDB criticou diretamente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, usou imagens da presidente Dilma Rousseff fazendo promessas de campanha eleitoral e elegeu o pacote de ajuste fiscal que o governo tenta aprovar no Congresso Nacional como alvo de seu programa partidário que foi exibido ontem em cadeia nacional de TV. Em vez de reagir convocando um panelaço, como fizeram os tucanos no dia da exibição do programa petista que foi ar no dia 5, o PT organizou um “tuitaço”.

A direção nacional do partido de Dilma também convocou seus advogados para assistirem à propaganda tucana. A sigla estuda entrar com uma representação na Justiça contra o senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do PSDB, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.Eles foram os protagonistas do programa partidário, que teve como um dos focos a Medida Provisória 665, que torna mais rigorosas as regras de acesso a benefícios trabalhistas, como seguro-desemprego.

Os casos de corrupção na Petrobrás também tiveram destaque. O ex-presidente foi escalado para protagonizar o mais duro ataque público dos tucanos ao governo Dilma desde a campanha presidencial do ano passado. “Nunca antes na história desse país se errou tanto e se roubou tanto em nome de uma causa”, discursou FHC na TV.

O ex-presidente tucano também colocou o ex-presidente Lula diretamente na linha de ataque. “Os enganos e desvios começaram no governo Lula”, disse FHC.O petista evitou responderdiretamenteaoadversá- rio, mas divulgou nas redes sociais um texto intitulado “Combate à corrupção”. A postagem diz que antes da gestão petista chegar ao poder no País, os processos ficavam engavetados e a mídia não dava destaque para escândalos.

Depois de ser alvo de panelaços incentivados por tucanos em pelo menos 18 dos 27 Estados durante a exibição do seu programa de TV exibido em rede nacional, o PT revidou promovendo ontem um “tuitaço” contra os adversários tucanos.

O partido se mobilizou a partir do momento em que o programa de 10 minutos foi divulgado antecipadamente pelo Facebook, à tarde. Ahashtag#PSDBteupassadotecondena chegou a ficar em primeiro lugar no Trending Topics do Brasil – as palavras que têm o maior volume de citações em um determinado espaço de tempo. Ficou em sexto no ranking mundial de citações do Twitter, como aconteceu em outras ofensivas virtuais promovidas pela sigla.

Selo de oposição. Em uma tentativa de dialogar com as manifestações populares contrao governo,os tucanos abriram o programa com imagens de um panelaço. No começo do mês, os deputados da legenda já haviam batido panela no plenário da Câmara para protestar contra o pacote de ajuste fiscal.

A propaganda da sigla veiculada ontem buscou o protagonismo dos movimentos anti-Dilma ao adotar o mote “Oposição a favor do Brasil”. Defendida por parte do PSDB, a proposta de pedir o impeachment de Dilma ficou de fora do programa. Em sua fala,porém, FHC afirmou que se sabe “o suficiente” sobre o “petrolão” para que “a sociedade condene a todos aqueles que promoveram tamanho escândalo”.

Moderado. Os outros tucanos que falaram no programa foram o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), líder do partido na Câmara, o senador Cássio Cunha Lima(PB), líder no Senado, e o senador Aécio Neves, presidente da legenda. Com um discurso mais moderado que o de FHC, Aécio chamou de “injusto” o pacote de ajuste fiscal e defendeu a redução de ministérios, proposta defendida pela bancada do PMDB na Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário: