domingo, 28 de junho de 2015

Partidos perdem metade dos filiados jovens

Os jovens se distanciam cada vez mais dos partidos políticos, e o envelhecimento atinge tanto legendas governistas como de oposição. É o que revelam os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre filiações desde 2009. Nesse período, os cinco maiores partidos do país (PMDB, PT, PP, PSDB e PDT) viram o número de filiados entre 16 e 24 anos passar de 300 mil para 132 mil, uma queda de 56%. O PT sofreu a maior variação negativa, com uma redução de 60%, mas ainda é o que tem o maior número de jovens em suas fileiras. No PSDB, a queda foi de 51%. Para analistas, os jovens vêm buscando outras formas de representação.

Partidos sem renovação

• Em sete anos, número de filiados entre 16 e 24 anos caiu 56% nas cinco maiores siglas

• Envelhecimento das legendas é registrado desde 2009 pelo Tribunal Superior Eleitoral

Marlen Couto e Cristina Tardáguila – O Globo

Os jovens se distanciam cada vez mais dos partidos políticos, e o envelhecimento atinge tanto legendas governistas como de oposição. É o que revelam os dados do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE) sobre filiações desde 2009. Nesse período, os cinco maiores partidos do país (PMDB, PT, PP, PSDB e PDT) viram o número de filiados entre 16 e 24 anos passar de 300 mil para 132 mil, uma queda de 56%. O PT sofreu a maior variação negativa, com uma redução de 60%, mas ainda é o que tem o maior número de jovens em suas fileiras. No PSDB, a queda foi de 51%. Para analistas, os jovens vêm buscando outras formas de representação. Dos governistas à oposição, os principais partidos políticos brasileiros estão envelhecendo. Dados do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE) obtidos pelo GLOBO revelam que, nos últimos sete anos, incluindo 2015, o número de filiados entre 16 e 24 anos despencou 56% nas cinco maiores legendas: PMDB, PT, PP, PSDB e PDT. Os jovens nessa faixa etária somam hoje 132.292 filiados. Em 2009, eram pouco mais de 300 mil.

O ritmo de perda de filiações entre os mais novos é maior que o verificado na geração imediatamente seguinte, entre 25 e 34 anos. Nessa faixa etária, no mesmo período, houve queda de 9,8% (de 1 milhão para 910,2 mil). O dado comprova que as legendas deixaram de se renovar ao longo desses anos.

A queda do interesse dos jovens em se associar a partidos políticos ocorre em velocidade bem maior do que a redução desse segmento da população no país. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, em 2013, último ano com dados disponíveis, o grupo de brasileiros entre 15 e 24 anos passou a corresponder a 25,24% da população, queda de 0,99% frente a 2009.

PT perdeu 60% dos jovens filiados
O PT sofreu a maior variação negativa. Apesar de ainda ter, entre as cinco siglas pesquisadas, o maior número de jovens em seus quadros, o partido registrou — do fim do governo Lula ao início do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff — uma perda de 60% de filiados até 24 anos: de 94.798, em 2009, para 38.002, em 2015. Na última segunda- feira, o envelhecimento do PT foi criticado por Lula, que defendeu uma "revolução interna", durante seminário realizado em São Paulo:

— O PT precisa, urgentemente, voltar a falar para a juventude tomar conta do PT. O PT está velho. Eu, que sou a figura proeminente do PT, já estou com 69 (anos), já estou cansado, já estou falando as mesmas coisas que eu falava em 1980. Fico pensando se não está na hora de fazer uma revolução neste partido— afirmou o ex-presidente.

Queda de eleitores de 16 a 18 anos
O PMDB teve, proporcionalmente, a segunda maior perda de filiados: 59%. O partido do vice-presidente Michel Temer e dos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), e do Senado, Renan Calheiros (AL), tinha 72.779 filiados até 24 anos em 2009. Hoje, são 29.680. O PDT apresentou variação negativa de 53%, enquanto o principal partido de oposição, o PSDB, nos últimos anos teve déficit de 51%. O PP, por sua vez, apresentou a menor perda, mas viu encolher pela metade a participação dos mais jovens em suas fileiras.

Para Júlio Aurélio, doutor em Ciência Política e pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa, a queda de filiação condiz com a perda de eleitores facultativos nas últimas eleições.

Em 2014, o número de adolescentes com 16 e 17 anos que optaram por votar caiu 31,4% em relação à disputa de 2010: de 2,39 milhões para 1,638 milhão. Na época, o TSE afirmou que essa diminuição é parcialmente "técnica", porque a metodologia passou a desconsiderar quem completou 18 anos no dia da eleição e, ao mesmo tempo, a população brasileira envelheceu. Contudo, para o cientista político, a baixa adesão ao processo eleitoral reafirma a descrença na política institucional.

— O alistamento eleitoral nunca pegou a maioria dos jovens de 16 a 18 anos e, ainda por cima, veio diminuindo. A baixa participação é, por um lado, negativa para a cultura cívica, já que há uma aversão a partidos e à vida política institucional; mas, por outro, é positiva, uma vez que os jovens têm encontrado formas alternativas de participação — afirma Aurélio.

Esse desinteresse também se manifesta no acompanhamento das principais pautas da agenda política do país. Segundo pesquisa divulgada pelo DataSenado há duas semanas, sobre a aprovação da reforma política, 63% dos jovens de 16 a 19 anos ouvidos não sabiam que o Congresso e a sociedade debatem o assunto — a maior porcentagem entre todas as faixas etárias consultadas. Os mais jovens, por outro lado, são também os mais otimistas: 84% disseram acreditar que a reforma traria vantagens.

— Os jovens têm um discurso de que sabem o que é importante. Todos dizem que não deixariam de votar, mas, na prática, têm participação baixíssima — ressalta Débora Messenberg, professora do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB).

Líder estudantil vê decepção
Engajada em atividades políticas desde o primeiro ano na Escola Técnica Oscar Tenório, em Marechal Hermes, Bárbara Melo, de 20 anos, atual presidente da União Nacional dos Estudantes Secundaristas (Ubes), concorda com a ideia de que cresceu o desinteresse dos adolescentes em participar das eleições e diz que a organização política formal pode parecer um "bicho de sete cabeças":

— Há uma decepção da juventude com a política tradicional que se reflete na emissão de títulos (de eleitor). A diminuição ocorre pelo desgaste, promessas não realizadas, candidatos que uma hora se mostram como opositores e, outra hora, como aliados, pelos escândalos de corrupção, que não começaram hoje. Não é que a juventude esteja despolitizada. Está decepcionada. Os partidos precisam se reinventar — afirma.

Após registrar uma súbita alta em 2012, período de eleições municipais, a filiação de jovens aos cinco maiores partidos voltou a cair no ano em que as manifestações tomaram o país. Em 2013, nas ruas, o sentimento de descrença revelou o desgaste dos partidos. Um mês após os protestos, a falta de preferência partidária era de 60% entre os jovens de 16 a 24 anos consultados, em pesquisa feita pelo Datafolha. Quase dois anos depois, em junho de 2015, 69% dos entrevistados na mesma faixa etária afirmaram não ter preferência por partido, em outro levantamento do instituto.

Novas formas de organização
O cientista político Júlio Aurélio conclui que o distanciamento dos partidos não significa indiferença com a democracia. Ele ressalta a participação nas redes sociais. Nos últimos anos, a organização virtual foi fundamental para a eclosão de mobilizações, como as manifestações de junho no Brasil, o "Occupy Wall Street", nos EUA, o movimento dos indignados na Espanha e os protestos contra a construção de um shopping em Istambul. Todas foram manifestações espontâneas com grande contingente jovem e fortes críticas às instituições.

— As redes são também uma forma política de participação. Já são, efetivamente, uma forma de intervenção política. O desinteresse é um impulso que também pode ser sintoma de uma necessidade de revisão dos modelos democráticos — avalia.

Recém-eleita presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, de 26 anos, credita ao acúmulo de direitos sociais e educacionais a transformação da juventude e de sua consciência política.

— Nossa geração procura novos tipos de organizações de forma permanente — conclui Carina. 

(*Estagiário, sob supervisão de Alan Gripp, Carter Anderson e Jeferson Ribeiro)

Nenhum comentário: