segunda-feira, 13 de julho de 2015

Opinião do dia – José de Souza Martins : ‘Só sai dela com negociação’

O cenário político brasileiro não é o de uma convincente crise que leve à interrupção do mandato de Dilma Roussef. Mas a presidente está cercada de um conjunto anômalo de adversidades, a menor das quais é a do ponto de vista que sobre seu mandato tem o principal partido de oposição, o PSDB. A maior dificuldade de seu governo está no interior da aliança que deveria assegurá-lo.

Inviabilizada a coalizão, praticamente fica inviabilizada a governabilidade. Um terceiro fator negativo da crise é a postura do Lula e de setores do PT que desamparam a presidente em nome de interesses que não são os do governo e do País, mas do partido.

De crise política se sai com negociação, abrindo mão de concepções próprias e abrigando, no que couber, concepções alheias. O cenário sugere que chegamos ao fim do protagonismo do PT, mesmo que Dilma Roussef preserve seu mandato até a data prevista para concluí-lo. Nesse sentido, para administrar a crise, ela teria que governar em nome de interesses que não são os de seu partido.
----------------------
José de Souza Martins é um escritor e sociólogo brasileiro. Professor Titular aposentado do Departamento de Sociologia e Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. O Estado de S. Paulo, 12 de julho de 2015.

Nenhum comentário: