Vinícius Valfré A Gazeta (ES), 8/10/20’6
• O candidato à reeleição começa a disputa em vantagem sobre o deputado estadual, segundo pesquisa do Instituto Futura
O candidato à reeleição Luciano Rezende (PPS) começa na frente a disputa em segundo turno pela Prefeitura de Vitória contra o deputado estadual Amaro Neto (SDD). A primeira pesquisa eleitoral do Instituto Futura, encomendada por A Gazeta, mostra que, se a votação fosse hoje, o prefeito teria 49,8% contra 37,8% de Amaro.
A diferença registrada é a maior entre os três últimos cenários de segundo turno testados pelo instituto. No início de setembro, Amaro ganhava de Luciano por 39,8% a 36,5%. Luciano virou na amostragem feita no dia anterior à eleição, quando registrou 46,8% da preferência contra 39% do deputado Amaro Neto.
Os eleitores que estavam indecisos somavam 9% em setembro. Em 1º de outubro, passaram a 11%. Agora, nesta pesquisa, são 5%.
Nas três sondagens, optaram por ninguém, branco e nulo 14,8%, 3,2% e, agora, 7,5%.
Os pesquisadores foram às ruas para esta nova pesquisa no dia 06 de outubro, quatro dias após o domingo de votações. Foram feitas 400 entrevistas e a margem de erro é de 4,9 pontos percentuais.
Rejeição
Os entrevistadores perguntaram em quem os eleitores não votariam em hipótese alguma no segundo turno. Amaro é o mais rejeitado, com 44,3% das lembranças. Luciano Rezende é rejeitado por 36%. Outros 19,3% não rejeitam ninguém e 3% não souberam ou não responderam.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número ES-03099/2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário