quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Ruy Castro* || Idiota, tá OK; de Ipanema, jamais

- Folha de S. Paulo

Televisão alemã comete erro grave ao classificar Bolsonaro

Na semana passada, a ARD, principal canal estatal de televisão da Alemanha, dedicou todo um programa humorístico, "Extra 3", a criticar o presidente Bolsonaro por sua defesa da motosserra na proteção da Amazônia, por sua intervenção em órgãos oficiais que insistem em lhe dizer a verdade sobre o desmatamento e pelo seu sonho de transformar a agricultura brasileira num grande pasto. Até aí, é normal —graças a Bolsonaro, o Brasil tem fornecido abundante material de humor na TV mundial. Mas, em certo momento, o apresentador Christian Ehring mostrou Bolsonaro usando uma mistura de monoquíni e tanga, com o morro Dois Irmãos ao fundo e o título: "Bolsonaro, der Depp von Ipanema". Ou: "Bolsonaro, o idiota de Ipanema".

Epa! Aí, não. É inadmissível. É pegar pesado demais. Idiota, tudo bem. Mas, de Ipanema, não.

Bolsonaro não tem nada a ver com Ipanema. Nunca teve, nunca terá. Não há hipótese de ser confundido com o bairro que, nos últimos cem anos, foi o palco das revoluções brasileiras em comportamento, moda, artes plásticas, cinema, teatro, música popular, imprensa, colunismo social, cartum, fotografia, televisão, esporte, design, boemia, Carnaval, praia e até psicanálise. O bairro da bossa nova, do cinema novo, da Banda de Ipanema, das Dunas do Barato, da esquerda festiva, dos botequins lendários, das moças grávidas na areia, das grã-finas que se misturavam com os mortais.

O bairro de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Leila Diniz, Millôr Fernandes, Rubem Braga, Danuza Leão, Fernando Sabino, Paulo Francis, Glauber Rocha, Ferreira Gullar, Domingos Oliveira, Lucio Cardoso, Jaguar, Helio Oiticica, Marina Colasanti, Mario Pedrosa, João Saldanha, Odile Rubirosa, Tonia Carrero, Cazuza, Zuzu Angel. E que, muito antes deles, já era o bairro de Ernesto Nazareth, João do Rio e Dolores Duran.

O que o jeca Bolsonaro tem a ver com Ipanema?

*Ruy Castro, jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues.

Nenhum comentário: