quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Zuenir Ventura || Uma lição para Witzel

- O Globo

‘Essa é a polícia que queremos”, disse o coronel Mauro Fliess, porta-voz da PM, resumindo o desfecho das três horas e meia do sequestro de um ônibus com 37 passageiros ontem de manhã na Ponte Rio-Niterói. A única vítima foi o sequestrador, morto por um atirador de elite. A operação foi considerada tecnicamente perfeita.

O governador Wilson Witzel chegou no final e comemorou o feito com pulos e abraços nos soldados. Tomara que o episódio lhe sirva de lição, pois é o oposto de sua política de segurança, sobre a qual eu acabara de escrever o seguinte:

“Apesar dos resultados desastrosos — o mais recente foi a morte de seis jovens inocentes —, o governador insiste no confronto. Para ele não alegar que a crítica é de quem não entende do assunto, cito a opinião de dois importantes generais: Santos Cruz e Richard Nunes. Durante a intervenção federal no Rio, eles defenderam o fim dos enfrentamentos e propuseram ações sociais dos militares nas comunidades.

A posição coincidia também com a de José Mariano Beltrame, que foi secretário de Segurança do Rio por dez anos. Ele advertia que a reconquista do território aos bandidos era indispensável como primeiro passo, não como solução.

Argumentava que a razão das UPPs era “criar um terreno fértil para a geração de dignidade” nas favelas e periferias, “não apenas a presença da polícia”.

O ânimo do atual governador, porém, é beligerante, ao contrário dos moradores.

“O que queremos”, diz a coordenadora de comunicação da ONG Redes da Maré, Daniele Moura, “é diálogo e trabalho policial com eficácia, sem mortes, como existe na Zona Sul e em outras partes da cidade”.

Mas Witzel não está nem aí. A culpa, segundo ele, é dos “pseudodefensores dos direitos humanos”: “esses cadáveres não estão no meu colo”, declarou, sem esclarecer se os muitos outros estão. Sua última pérola: “as pessoas já deveriam saber que não podem ficar em pontos de ônibus durante operações policiais nas proximidades”. Como se elas ficassem ali por prazer, e não por necessidade.

O governador diz que “não vai ceder um milímetro”, ou seja, vai insistir em uma política que de janeiro até agora já causou 33 vítimas fatais só de balas perdidas.

Nenhum comentário: