sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Nelson Motta - Diplomacia de coices

- O Globo

Servilismo a Trump só gerou ganhos para os EUA e perdas para o Brasil

Diplomacia bolsonarista é um oximoro, uma contradição em termos; são incompatíveis, ou é um ou outro. O Brasil está pagando caro por sua diplomacia de coices e caneladas, que contraria até os princípios básicos da função diplomática. O servilismo a Trump só gerou ganhos para os Estados Unidos e perdas para o Brasil. As bravatas de Eduardo Bolsonaro, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara (!), ofenderam a China, prejudicaram as relações com nosso maior parceiro comercial e dono da matéria-prima das vacinas de que precisamos. Por nada, por exibicionismo e irresponsabilidade.

Esculachar a primeira-dama da França não contribuiu para mudar as ideias de Macron sobre a Amazônia e ganhar a sua boa vontade; hoje ele comanda uma campanha contra a soja brasileira e a nossa entrada na OCDE.

Quando Bolsonaro apoiou Trump e disse que as eleições lá foram fraudadas, só ganhou a má vontade e o antagonismo do governo Biden. Nosso chanceler disse ao embaixador da Índia que eles eram privilegiados por vender vacinas ao Brasil e teve que enfrentar uma fila, indiana naturalmente, só levou dois milhões de doses.

O que espanta nessa diplomacia de coices não é só sua falta de educação, sua grosseria, sua tosquice arrogante, é sua absoluta inutilidade, que só tem dado prejuízos comerciais e políticos ao país, nos tornando um pária internacional e alvo de riso e deboche no mundo inteiro. Qual é a onda desses caras? O objetivo? A ideologia? Ou é só pura estupidez e fanatismo?

Eles combatem o globalismo, mas precisam comprar vacinas da Índia e insumos da China, implorar para que nos vendam; e, como somos os últimos a comprar, reclamam dos preços ditados pela lei da oferta e da procura, que Bolsonaro tenta revogar.

Antes se dizia, como elogio à educação, cultura e preparo de uma pessoa, “fulano é um diplomata”, mas a expressão foi desmoralizada pela turba que tomou as rédeas do Itamaraty, escoiceando nossos parceiros comerciais e nos dando vergonha e prejuízos a cada relincho.

Nenhum comentário: