terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Zuenir Ventura: A vez das crianças

O Globo

No domingo passado, ao comentar em sua coluna a crise na Receita Federal, onde centenas de auditores entregaram seus cargos de direção, Míriam Leitão relatou o clima de “indignação” e citou alguns exemplos do “plano de demolição” de Bolsonaro imposto a outras áreas, como Ibama, ICMbio, Iphan, Funai, Fundação Palmares, Ministério da Educação. A essa lista, eu acrescentaria a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Quem tinha dúvidas sobre as segundas intenções de Bolsonaro ao pressionar para que se publicasse o nome de servidores da Anvisa que aprovaram a imunização de crianças entre 5 e 11 anos perdeu a inocência ao tomar conhecimento de que as ameaças de violência e até de morte foram tantas que a agência teve de pedir proteção policial aos ameaçados. A situação chegou a tal ponto que o diretor-presidente da Anvisa, o almirante Antonio Barra Torres, confessou em entrevista a Melissa Duarte, aqui no GLOBO: “Temo pelos servidores da Anvisa”. Ele ressalvava que, por mais que haja um esquema de proteção, “quem está nas pequenas cidades ou nos aeroportos com colete da Anvisa é alvo fácil”. Segundo ele, já há “mais de 170 ameaças compiladas”.

“Qual o teor das mensagens?”, perguntou a repórter. Resposta: “Morte, humilhação, perseguição, promessas de atos violentos, transferência de responsabilidade”. Ele não se conforma com a manutenção inalterada do que chama de “estatística macabra”— 301 crianças mortas na faixa de 5 a 11 anos, desde a chegada da Covid-19 até o início de dezembro. Nesses 21 meses, houve pouco mais de 14 mortes ao mês, praticamente uma a cada dois dias. A pergunta que Barra Torres faz é: se a consulta pública é tão importante, por que não foi feita antes?

O problema é o tom que se dá ao dizer: “Vamos revelar nomes para que vocês façam o seu juízo”. Ele não revelou o autor da frase. Talvez porque não fosse necessário.

A pergunta final é se Barra Torres defende a vacina obrigatória. Ele responde que não. “O dono do corpo é o cidadão, ele decide o que deve ingerir. Agora, defendemos uma campanha de informação da vacina, em que o Brasil sempre foi líder no mundo. Mais de 160 milhões de brasileiros fizeram a opção pela vacina.”

Entre eles, minha neta, Alice, que fez questão de se vacinar no dia em que completou 12 anos. Agora só falta o irmão dela, Eric, de 9 anos. Nós, os avós e os pais, não vemos a hora.

_____________

Aproveito a última coluna do ano para agradecer e homenagear os trabalhadores da área de Saúde — os da linha de frente, como médicos, enfermeiros, maqueiros, motoristas — e aqueles que ajudaram a imprensa a entender e explicar para o leitor a pandemia. Concentro o agradecimento em Margareth Dalcolmo, também chamada “Nossa Senhora dos Jornalistas”. Não sei o que seria de nós e, portanto, dos leitores e telespectadores sem sua disposição de atender a qualquer hora a insistência, quando não impertinência, destes que a têm no lugar mais elevado no altar de nossa admiração.

 

Nenhum comentário: