sexta-feira, 27 de maio de 2022

Bernardo Mello Franco: O 2º turno já começou

O Globo

O Datafolha informa: se a eleição fosse hoje, Lula venceria no primeiro turno com 54% dos votos válidos. A nova pesquisa reforça o favoritismo do petista, cujo nome não aparece na urna há 16 anos. E evidencia as dificuldades de Jair Bolsonaro, que pode se tornar o primeiro presidente a fracassar numa campanha à reeleição.

Em votos totais, que incluem brancos e nulos, Lula tem 48% e Bolsonaro aparece com 27%. O terceiro colocado é Ciro Gomes, que empacou nos 7%. Os outros pré-candidatos têm desempenhos pífios, entre os 2% e o traço.

Com as desistências de Sergio Moro e João Doria, que tentavam roubar votos de Bolsonaro, a disputa se afunilou entre o atual presidente e o ex. Ainda há tempo para surpresas, mas elas se tornam cada vez mais improváveis. A quatro meses das urnas, o eleitor parece disposto a antecipar o segundo turno para o primeiro.

A ruína econômica impulsionou o crescimento de Lula, que aposta na memória dos tempos de prosperidade em seu governo. Ele abriu 36 pontos de vantagem para Bolsonaro entre os eleitores mais pobres. São os brasileiros que mais sofrem com a carestia e o desemprego.

Paradoxalmente, o ex-presidente também lidera com folga entre os mais jovens, que ainda eram crianças quando ele estava no poder. Seus aliados atribuem esse desempenho a dois fatores: a rejeição à retórica de Bolsonaro e a adesão de artistas e influenciadores digitais ao ex-presidente.

Embora os petistas falem em calçar as “sandálias da humildade”, a campanha deve reforçar o apelo a favor do voto útil no primeiro turno. Para isso, a ordem é apresentar a disputa como um plebiscito e concentrar o discurso em problemas da vida real, driblando as armadilhas deixadas pelo adversário.

Sem resultados a mostrar na economia, o capitão tende a radicalizar as ameaças à democracia e ao sistema eleitoral. Ele já deu pistas dessa estratégia nas últimas semanas, ao intensificar os ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal.

Apesar do discurso de que não confiam em pesquisas, os bolsonaristas acusaram o golpe ontem à noite. O presidente usou uma desculpa furada para adiar a live das quintas-feiras, que começaria pouco após a divulgação dos números do Datafolha. Seus aliados tentaram desacreditar os números — um truque antigo de quem sabe que está perdendo.

3 comentários:

ADEMAR AMANCIO disse...

Bozo é desprezado pela maioria dos jovens,o Brasil tem jeito.

Anônimo disse...

NEM LULA NEM BOLSONARO .O STF PROVOCOU A POLARIZAÇÃO. MAIS 100 PEDIDOS DE IMPEACHMENT ARTHUR LIRA RÉU EM 2 AÇÕES PROCESSUAIS..PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL. O STF DE BRAÇOS CRUZADOS PASSIVOS...BOLSONARO SEMPRE APOIOU LULA E SÉRGIO CABRAL NO RIO DE JANEIRO

Anônimo disse...

"" AS FALCATRUAS DE ARTHUR LIRA CENTENAS...STF OLHOS FECHADOS...AGORA SAÍ BOLSONARO .VEM LUÍS INÁCIO DA SILVA INSTITUCIONALIZOU A CORRUPÇÃO E PROLIFERAÇÃO DA CORRUPÇÃO PROLIFEZOU EM TODO.ESTADO DA FEDERAÇÃO PRICIPALMENTE NO NORTE...