sábado, 14 de maio de 2022

Pablo Ortellado: Fanatismo contraproducente

O Globo

Uma parte dos eleitores mais vocais de Lula tem demonstrado grande intolerância com quem titubeia em votar no ex-presidente. Os hesitantes, em vez de ser persuadidos e acolhidos, são tratados com desprezo, chamados de irresponsáveis ou ridicularizados. Se a campanha não contiver o comportamento irracional da militância, esses votos potenciais virarão votos nulos ou, pior, irão para Bolsonaro.

Dois episódios nesta semana mostraram a disposição intolerante dos lulistas. O primeiro foi a enorme pressão sofrida pelos eleitores de Ciro Gomes para que mudem o voto e para que o pedetista suspenda as críticas a Lula.

Uma pesquisa divulgada na quarta-feira mostrou que, num cenário sem Ciro, Lula obteria mais da metade dos votos, vencendo no primeiro turno. A pressão da militância lulista foi dupla: por um lado, pressionaram Ciro a abandonar a candidatura, para resolver a disputa mais cedo, de forma definitiva e menos questionável. O pedetista respondeu que, se Lula abandonar a disputa, ele também vence Bolsonaro no primeiro turno, como mostrara outra pesquisa em março.

Em paralelo, lulistas acusaram duramente os eleitores de Ciro de irresponsáveis, por empurrar com o seu voto as eleições para um segundo turno imprevisível. Essa pressão contra os eleitores, por seu caráter desrespeitoso e agressivo, não convenceu um único cirista. Apenas contribuiu para torná-los ainda mais resistentes a votar no petista. Afinal, os votos em Ciro são de quem, por um motivo ou outro, tem grandes reservas com Lula ou o PT.

Ciro também foi criticado por desferir ataques seguidos a Lula depois de uma reportagem do GLOBO mostrar que trechos de seus vídeos contra o petista têm circulado em grupos bolsonaristas no WhatsApp. Tanto a militância petista quanto a bolsonarista viram no fato um favor a Bolsonaro. Petistas denunciaram o progressismo falso de Ciro, e bolsonaristas celebraram que Ciro esteja se convertendo em cabo eleitoral do presidente. Uma análise atenta mostra outra coisa.

Quanto mais o pedetista se projeta no campo antipetista, mais votos ele tira de Bolsonaro. Num cenário com um terceiro colocado próximo dos dez pontos, é muito importante para Lula que Ciro tenha penetração no campo antipetista. Quanto mais ele ataca Lula, mais morde votos antipetistas. Do ponto de vista estratégico, essa postura deveria ser celebrada, e não condenada pelos lulistas. O próprio Ciro deu a deixa em uma sequência de tuítes: “O risco maior para Lula — e para a nação — não está na minha permanência, mas numa retirada. Sem a minha candidatura, a polarização aumentaria num momento em que Lula estagnou, e Bolsonaro se sustenta. Porque a resiliência do genocida (...) está fortemente ancorada no antipetismo”.

O segundo episódio da semana foram os ataques à influenciadora Rita von Hunty, uma drag queen que se projetou nas mídias sociais com um discurso radical de esquerda. Rita criticou no Instagram a pobreza programática no ato de lançamento da candidatura de Lula. Para ela, o petista praticamente não mencionou pautas econômicas e sociais e não se comprometeu a revogar as reformas de Temer e Bolsonaro. Por isso recomendou um voto radical no primeiro turno nos candidatos do PSTU ou do PCB. A reação da militância lulista foi imediata, e Rita sofreu um duríssimo ataque nas mídias sociais.

O Brasil vive uma seriíssima ameaça à democracia que tem nome: Jair Bolsonaro. Hoje, o candidato com mais chances de derrotá-lo é Lula, mas quase um terço do eleitorado prefere algum outro nome, não sabe em quem votar, anulará o voto ou se absterá. Se seguir consolidado como o antagonista viável, o petista precisará do apoio dos 30% dos brasileiros que, à direita, ao centro ou à esquerda, hesitam em votar nos candidatos da polarização. Esses eleitores precisam ser tratados com respeito, cortejados e acolhidos, e não acossados e atacados. O momento é de união contra o autoritarismo.

 

Nenhum comentário: