sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Hélio Schwartsman - Recado dado

Folha de S. Paulo

Só estaremos seguros mesmo quando Bolsonaro estiver no xadrez

Menos de uma semana após a sociedade civil ter afirmado de forma crível que não aceitará um golpe, foi a vez de a classe política dizer o mesmo. A mensagem foi dada na posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE. A impressionante salva de palmas que as urnas eletrônicas receberam no discurso de Moraes mostrou que não será fácil desacreditar o sistema de contagem de votos. A Bolsonaro, que estava no evento, só restou fazer cara de tacho.

Isso significa que agora o presidente vai parar com a pregação golpista? Não é tão simples. Até acho que Bolsonaro entendeu que as resistências a seu plano de pôr as eleições sob suspeição serão maiores do que ele antecipava, mas daí não decorre que a estratégia será abandonada. O problema de Bolsonaro é que, quando acuado, ele só sabe reagir radicalizando.

Bolsonaro, porém, não era o único destinatário dos recados. Os comandantes militares também os ouviram e espera-se que os tenham assimilado de forma mais madura que o presidente. Isso significa que estamos livres do risco de insurreições pós-eleitorais? De novo, não é tão simples. Não creio que as Forças Armadas entrarão numa aventura golpista, mas não é impossível que eleitores de Bolsonaro, eventualmente militares, policiais ou só valentões, o façam por conta e risco. Foi um pouco esse o perfil dos revoltosos que invadiram o Capitólio em Washington em 2021.

Com um exército de Brancaleone fica difícil ter êxito numa empreitada sediciosa, mas é o que basta para criar confusão. Pessoas meio malucas, armadas e agindo sem comando hierárquico e sem objetivos definidos ficam ao sabor de flutuações quânticas. Podem tanto acovardar-se ao primeiro sinal de resistência quanto envolver-se em incidentes com mortes, como ocorreu nos EUA.

A defesa das instituições está hoje em melhor posição do que há 15 dias, mas só estaremos seguros mesmo quando Bolsonaro estiver no xadrez.

5 comentários:

Anônimo disse...

Então é assim né senhor jornalista, solta o bandido preso , condenado em três instâncias por nove juiz a mais de 20 anos de cadeia por corrupção e lavagem de dinheiro, traiu a nação e povo, candidato a presidente e depois de eleito vai prender o inocente ?
ta certo , a cabeça doentia de vocês não tem limite

Anônimo disse...

Bolsonaro no xadrez... Depois de perder a eleição, é o que vai restar pro genocida: pagar por tantos crimes!

Anônimo disse...

O idiota acéfalo acima é o famoso samba de uma nota só. Mas ele foi condenado, passou por instâncias e tal. Vamos lá. Ele foi condenado por Moro na primeira vara. A secunda turma de Porto Alegre, nem entrou no mérito das atribuições. Aliás, aconteceu o milagre do relator ter dado continuidade ao julgamento sem ter nem mesmo recebido a peça ainda. Em miúdoa, Lula foi julgado por uma banca que nem se quer leu a peça. Mas para o torcedor do idiota que é adulado com a palavra mito, isso pouco importa. Por que o importante é ter convicção e não prova. Afinal o que se esperar desses adoradoees sa idade média?

Gira Mundo disse...

🇧🇷 " A História Não Se Apaga: _ " Os Fatos São Coisas Teimosos e Quaisquer Que Sejam os Seus Desejos ou Inclinações ou Ditames de Sua Paixão, Eles Não Podem Alterar o Estado dos Fatos e das Evidências "! John Adams
"" Nunca Haverá Uma Borracha Para Apagar o Passado. Mas Sempre Haverá Um Lápis Para Escrever o Futuro "! Fatos : Mensalão, Vendas de Medidas Provisórias, Fundo de Pensão _ Empreiteiros: Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Odbrecht. Operação Greenfield, Operação Zelote. Lula Decepcionou o Mundo Com Por Ter Se Envolvido Em Crimes Tão Vulgares. Motivo de Vergonha Nacional e Internacional! Lula Institucionalizou a Corrupção e Proliferação Em Todos os Estados da Federação "!

Anônimo disse...

A boiada bolsonarista segue pastando e sendo tocada pelo Tchutchuca do Centrão! No caminho, vai destruindo todo o ambiente que encontra pela frente! As vaquinhas não conseguem distinguir uma mentira duma notícia verdadeira! E nem querem aprender...