quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Belo Monte: operários voltam ao trabalho

Mônica Tavares

BRASÍLIA. Depois de cinco dias parados, os 1.800 operários do canteiro principal da usina de Belo Monte, que será erguida no Rio Xingu, no Pará, voltaram ao trabalho. Eles realizaram assembleias durante toda a manhã, e ao meio-dia decidiram retomar as obras da hidrelétrica. As negociações entre o consórcio construtor (CCBM) e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada e Afins do Pará (Sintrapav-PA) continuaram na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) em Altamira e não foram concluídas.

A categoria negocia o reajuste salarial (a data-base é em novembro, mas o percentual de aumento pedido não foi divulgado pelo sindicato e pela empresa) e benefícios, como ampliação do recesso de fim de ano. O consórcio decidiu conceder apenas cinco dias, divididos em folga de Natal e Ano Novo.

Os trabalhadores querem ainda reduzir o intervalo de 120 para 90 dias na "baixada", quando os que moram longe vão visitar as famílias. E reivindicam melhorias na alimentação e nas instalações dos refeitórios e dormitórios. Mas o consórcio afirma que a comida é a mesma servida a trabalhadores, engenheiros e diretores e que os restaurantes têm ar-condicionado. Cerca de quatro mil trabalhadores atuam em quatro canteiros de obras.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: