segunda-feira, 26 de março de 2012

PT sai rachado de encontro

Defensor da candidatura própria, Roberto Carvalho ainda acredita na exclusão dos tucanos de aliança. Se isso não ocorrer, ele estima que parte da militância não vai participar da campanha

Alice Maciel

A reunião começou com discursos de união, mas o que se viu durante todo o processo de votação no encontro de Tática Eleitoral do PT – que definiu o destino da legenda em Belo Horizonte nas eleições municipais – mostrou que o partido está longe de chegar a um consenso. O vice-prefeito Roberto Carvalho, que sempre defendeu a candidatura própria, já deu o recado: se o PSB decidir pela aliança com o PSDB, os 224 delegados que foram contrários à aliança com os socialistas não vão participar da campanha . "A maneira de unificar o PT é uma chapa sem a presença dos tucanos", reforçou.

Apesar de a resolução aprovada ontem no partido ter jogado para o PSB, do prefeito Marcio Lacerda, a decisão a respeito da participação dos tucanos na chapa, o vice-prefeito acredita que cabe agora aos petistas que defenderam a tese da aliança com os socialistas convencer o outro partido a tirar o PSDB da jogada. "Nós vamos dar até o dia 14 para que os companheiros das outras chapas retirem o PSDB da aliança. Se o PSDB não estiver, nós marcharemos juntos. Se estiver, não participaremos", ressaltou, acrescentando que a posição dos tucanos não é problema do PSB, mas do PT.

Para Roberto Carvalho, ainda não há racha no partido, já que todas as alas da legenda defendem a exclusão do PSDB. Os militantes, entretanto, dizem que há divisão e demonstraram isso durante todo o encontro. A ala que defendeu a candidatura própria pretende fazer uma reunião na terça-feira para formular um manifesto contra a decisão. A questão é que, de acordo com a resolução aprovada ontem, não foi colocada como condição à aliança com os socialistas a não participação dos tucanos na chapa, mas apenas uma indicação de rejeição. E, se depender do PSB, como o próprio prefeito já afirmou em várias entrevistas, o PSDB já está dentro.

O presidente estadual petista, Reginaldo Lopes (PT), um dos responsáveis por defender a bandeira da aliança com o PSB, acredita que, diferentemente de 2008, o partido agora vai se unir. De acordo com ele, desta vez a decisão combinou a condição política com a aprovação da maioria dos militantes. "Em 2008 nós erramos, despolitizamos a política, nós fizemos uma geleia, deixando parecer que o Aécio era um bom moço que dialogava com o PT", afirmou.

Ele continuou defendendo que desta vez os petistas estão deixando claro que os tucanos são um desconforto nessa aliança. "Se eles quiserem entrar, eles estão aderindo a um projeto iniciado pelo PT. O projeto em que o PT é majoritário. Então eles fazem um favor ao Marcio, não a nós. Nós não dialogamos com eles, nós não vamos participar da campanha. Onde eles estiverem, nós vamos para o outro lado", disse o deputado, observando que o veto do partido foi político e não legal.

Linha O ex-ministro Patrus Ananias, que antes colocava como crucial a exclusão do PSDB para a união com o PSB, reforçou o discurso aliancista, defendendo que o que o partido definiu ele vai seguir. "Nós queremos, até por questões nacionais, fazer a aliança com o PSB, essa foi a escolha que o PT fez. Quando a gente define por uma linha de aliança, a gente também não pode impor", disse quando questionado sobre a participação dos tucanos na chapa. Segundo Patrus, o mais importante neste momento é o compromisso com Belo Horizonte e os petistas querem ampliar e melhorar as políticas sociais.

FONTE: ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário: