segunda-feira, 26 de março de 2012

Suspeita de fraude na Paraíba envolve ministro

Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro convive agora com suspeitas de irregularidades do período em que foi secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa. Um projeto para oferecer banda larga grátis em parte da cidade de João Pessoa, inaugurado por ele em março de 2010, não funciona. Um representante da empresa Ideia Digital, que venceu a licitação para fornecer o serviço na capital paraibana, foi filmado supostamente oferecendo propina, conforme reportagem do Fantástico, da Rede Globo.

Conforme o programa, há indícios de que equipamentos foram comprados por preços acima do usual no mercado. Sem saber que era gravado e na expectativa de fechar novo negócio, o representante da empresa falou em propina a um produtor do programa.

– O que vem sendo praticado é 5% a 10% (de desvio) – disse ele.

– Dos negócios em que atuei, foi mais ou menos isso – completou.

Aguinaldo Ribeiro se elegeu duas vezes deputado estadual pelo PP. Em dezembro de 2009, Ribeiro assumiu a secretaria. Dez dias depois da inauguração, lembra o Fantástico, ele deixou a secretaria para entrar na campanha que o elegeria deputado federal. Um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, aponta movimentações atípicas em contas bancárias de Ribeiro.

De acordo com o documento, essas transações aconteceram em agosto de 2006, setembro de 2007, agosto de 2008 e entre janeiro e outubro de 2009 – o que, por enquanto, não configura ilegalidade. O relatório foi entregue a procuradores e à Polícia Federal. Em nota, a assessoria do ministro afirma que há mais de 20 anos ele exerce atividade empresarial e que sua movimentação financeira é compatível com o patrimônio declarado à Receita.

FONTE: ZERO HORA (RS)

Nenhum comentário: