terça-feira, 17 de abril de 2012

Em Minas, desenho da sucessão começa a ser traçado

Disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte já tem os primeiros quatro pré-candidatos. Nomes para vice e para a Câmara serão escolhidos depois de definidas as coligações

Alessandra Mello

Com a decisão agora oficial do PT de reeditar a aliança com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), a sucessão na capital mineira começa a se definir. A disputa deste ano vai repetir parte da campanha de 2008, com o lançamento da candidatura do deputado federal Leonardo Quintão (PMDB), que disputou o segundo turno com Lacerda. Quintão, que flertava com a ala petista defensora da candidatura própria, aguardava apenas a decisão do PT para decidir seu rumo. O lançamento de seu nome foi definido ontem pela direção estadual do PMDB, que se reuniu pela manhã.

Já com o discurso na ponta do língua, o peemedebista disse que a candidatura é certa e que a capital precisa de uma alternativa "à gestão desastrosa de Lacerda". Quintão garante que terá algo em torno de nove minutos no horário eleitoral gratuito e que algumas coligações já estão praticamente fechadas. "Mas não vou revelar para que não haja assédio do PSB em cima desses partidos", afirma. O deputado, que deu trabalho para o PSB nas eleições de 2008, disse que está mais maduro para enfrentar Lacerda este ano. O vice de Quintão deve ser alguém indicado pelo PDT. Um dos cotados é o presidente do partido no estado, o ex-deputado federal Mário Heringer.

O deputado estadual Délio Malheiros (PV) também vai entrar na disputa. O lançamento da candidatura de Malheiros é uma das principais preocupações do PSB, que tem feito pressão, principalmente em cima da bancada de vereadores do partido na Câmara Municipal, para tentar barrara candidatura do verde. O deputado disse que tem o aval das direções estadual e nacional do partido e que aguarda apenas a realização da convenção para confirmar seu nome. Nas eleições passadas, ele ensaiou sair candidato, mas foi barrado pelo comando do partido. Este ano, ele garante, que não há chance de isso acontecer.

"O eleitor de Belo Horizonte não merece ser tratado como moeda de troca em negociações desses partidos em São Paulo, Porto Alegre, Uberlândia e outros municípios. Obviamente será soberana a decisão do Partido Verde na convenção, no fim de junho, mas, diante desse cenário, nossa candidatura é ainda mais certa", afirma Malheiros. O deputado disse que vai ser a terceira via que faltou na disputa de 2008. "Vamos enfrentar a máquina, um arco de alianças enorme e tempo na televisão, mas não há como recuar." O parlamentar informou que as conversas com o DEM estão adiantadas, mas que ainda não há definição sobre o nome do vice nem ainda sobre os partidos coligados. "Mas teremos pelo menos uns três minutos de televisão", garante. Um dos cotados para compor a chapa do PV é o deputado estadual Gustavo Côrrea (DEM).

O PTB anuncia hoje a candidatura do deputado federal Eros Biondini para a PBH. Nas eleições de 2008, ele foi candidato a vice-prefeito na chapa de Leonardo Quintão. O PPS também acena com o lançamento do nome da deputada estadual Luzia Ferreira, mas a aposta é de que o partido no fim fique mesmo com o prefeito, já que a legenda tem cargos na administração e faz parte da base de apoio de Lacerda na Câmara. Já o PSDB participará da disputa na chapa do PSB e do PT.

Capital não garante dobradinha no interior

A decisão do PT de se aliar ao PSB e ao PSDB na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte não garante a repetição da dobradinha em outras cidades consideradas importantes pelo partido. No encontro do PT domingo algumas lideranças defenderam a união com o PSB, alegando ser essa uma decisão estratégica para garantir a aliança com os socialistas em Contagem, na Região Metropolitana; Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e Juiz de Fora, na Zona da Mata, cidades na lista dos maiores colégios eleitorais do estado. São pequenas, porém, as chances de o PSB se aliar ao PT em Contagem. Em Uberlândia, os dois partidos vão participar juntos. A decisão foi tomada na semana passada, antes do encontro do PT. Em Juiz de Fora ainda não há definição.

Em Contagem, a tendência dos socialistas é fechar a aliança com o PCdoB e indicar o nome do ex-embaixador do Brasil em Cuba, Tilden Santiago, para ser o candidato a vice do deputado estadual Carlin Moura, na disputa contra o petista Durval Ângelo, também deputado estadual. Tilden informou que a contrapartida do PSB ao apoio do PT em Belo Horizonte já foi dada em São Paulo, onde os socialistas devem apoiar a candidatura do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT). No entanto, ele disse que o rumo do PSB ainda não foi definido e que há uma orientação expressa do comando nacional de o partido só tomar posição em Contagem depois de o PT de Belo Horizonte indicar quem será o candidato a vice na chapa do prefeito Marcio Lacerda. "Mas é muito grande a tendência de fecharmos com o PCdoB", avalia Tilden.

O deputado federal Júlio Delgado (PSB), um dos cotados para disputar a Prefeitura de Juiz de Fora, disse que a aliança em Belo Horizonte "não fede nem cheira" na disputa que vai ser travada na cidade da Zona da Mata. Segundo ele, o PSB conversa com o PT, que vai lançar o nome de Margarida Salomão – candidata em 2008, ela disputou o segundo turno com o atual prefeito Custódio Mattos (PSDB) –, e também com o PMDB, que tem como candidato o deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB). O deputado federal é filho de uma das principais lideranças do PMDB de Juiz de Fora, o ex-prefeito Tarcísio Delgado. Júlio pode compor com o PMDB ou com o PT ou lançar seu nome para a disputa. Por enquanto não há nenhum sinal de que Bruno Siqueira ou Júlio Delgado possam desistir da candidatura, o que inviabiliza uma aliança com o PSB.

Em Uberlândia a deputada estadual Liza Prado (PSB) queria sair candidata a prefeita, mas seu partido acabou selando um acordo com o PT e vai apoiar o nome do deputado federal Gilmar Machado (PT). O vice deve ser indicado pelo PMDB.

Os pré-candidatos

Marcio Lacerda (PSB): prefeito, disputa a reeleição com o apoio do PT, que indicará o vice em encontro marcado para o dia 29.

Leonardo Quintão (PMDB): deputado federal, disputou o segundo turno com Marcio Lacerda em 2008. Vice e coligações ainda não foram definidas, mas um dos cotados para compor a chapa é algum integrante do PDT.

Délio Malheiros (PV): deputado estadual, ainda não escolheu o nome do candidato a vice. O Partido flerta com o DEM e tenta atrair outras legendas para garantir tempo no horário eleitoral. O candidato a vice-prefeito pode ser o deputado estadual Gustavo Côrrea (DEM).

Eros Biondini (PTB): deputado estadual, que na disputa de 2008 foi candidato a vice na chapa de Quintão. Sua candidatura será lançada hoje.

Prazos para a eleição

10 a 30 de junho
Período estabelecido pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções e escolha final dos candidatos a prefeito e a vereador

5 de julho
Último dia para os partidos políticos registrarem seus candidatos nos cartórios eleitorais

6 de julho a 4 de outubro
Período permitido para a realização de propaganda eleitoral no rádio e na televisão

7 de outubro
Data das eleições

FONTE: ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário: