quinta-feira, 10 de maio de 2012

J&F Holding confirma que vai assumir a gestão de empreiteira

Decisão será tomada após auditoria sobre ativos e contratos da empresa

Gustavo Uribe

SÃO PAULO. A J&F Holding, grupo que controla o frigorífico JBS, confirmou ontem que assumirá, a partir da próxima semana, a gestão da Delta Construções, empresa no epicentro de denúncias envolvendo o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Em nota, a J&F Holding afirmou que a decisão de adquirir a empreiteira será tomada após auditoria sobre os seus ativos e contratos, processo que será realizado nos próximos meses e que estabelecerá o valor a ser pago pela empresa, que atualmente corre o risco de ser declarada inidônea. A expectativa é que essa verificação seja concluída em até 60 dias.

A Controladoria Geral da União (CGU) identificou indícios de possível tráfico de influência e corrupção de servidores públicos em contratos firmados entre a construtora e o governo federal. A Delta ainda é a principal empresa nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Procurada, a J&F Holding não se pronunciou sobre o motivo de assumir o controle de uma empreiteira investigada por suspeitas de irregularidades. O BNDES detém 31,41% do capital da JBS, principal empresa sob o controle da J&F Holding, responsável por 96,6% da receita líquida do grupo (de R$ 62,7 bilhões).

O contrato preliminar, assinado na segunda-feira entre a J&F Holding e a Delta Construções, resguarda os novos gestores, até a conclusão da auditoria, de qualquer responsabilidade sobre os contratos vigentes. A Delta Construções apresenta atualmente, segundo projeções, mais de 200 contratos . O acordo dá direito à nova gestora de realizar substituições na estrutura administrativa da empreiteira, incluindo os cargos de presidente, diretores e conselheiros.

A J&F Holding informou que o novo presidente da Delta Construções será anunciado nos próximos dias e negou a informação de que o ex-presidente do Banco Central (BC) Henrique Meirelles, presidente do conselho consultivo da holding, exercerá algum cargo ou função na gestão da empreiteira.

As negociações para a venda da Delta Construções se estenderam por duas semanas, conduzidas por Joesley Batista (presidente da J&F) e Meirelles e por Fernando Cavendish, presidente licenciado da Delta Construções.

"Nosso objetivo é honrar os contratos que serão auditados e preservar os mais de 30 mil empregos da Delta Construções", afirmou, por meio de nota, Joesley Batista.

A J&F Holding informou que o controle da Delta Construções não envolve pagamento aos seus antigos controladores e especificou que, caso a venda seja concretizada, os recursos da distribuição dos dividendos futuros da Delta Construções serão utilizados no pagamento da empresa. Na nota, ela ressaltou que "não haverá necessidade de utilização de recursos próprios ou de terceiros para financiar a operação de compra".

A provável aquisição da empreiteira pela holding representa a expansão dos negócios da J&F para o ramo da construção civil. O grupo possui atualmente participações em empresas de alimentos, celulose, higiene, limpeza e concessão de crédito ao agronegócio, entre outros. O mercado financeiro já vinha apostando em um acordo para esta semana entre a construtora e a holding, com a divulgação de um comunicado.

"Já presente no mercado de commodities, com JBS e Eldorado, no mercado interno de consumo, com Flora e Vigor, e no setor financeiro, com Banco Original, a entrada da J&F Holding no setor de infraestrutura consolida a sua presença em áreas dinâmicas da economia brasileira, fundamentais para o desenvolvimento econômico do país", disse Henrique Meirelles por meio de nota.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: