terça-feira, 27 de novembro de 2012

Oposição tenta convocar ex-assessora a depor

Rosemary teria de explicar supostas conversas com Lula

Maria Lima, Isabel Braga

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff foi rápida na demissão dos envolvidos na Operação Porto Seguro, mas ontem pôs em campo seus ministros e líderes para tentar impedir que a oposição leve ao Congresso a ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo Rosemary Noronha e até o ex-presidente Lula.

Os líderes da oposição protocolaram requerimentos de convocação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e de convites a Rosemary e a Paulo Vieira e Rubens Vieira, dirigentes afastados da Agência Nacional de Águas e da Agência Nacional de Aviação Civil, para que se expliquem no Senado.

O PSDB requer também o compartilhamento pela PF do inquérito da operação. O partido está interessado, principalmente, no teor de 122 supostas conversas telefônicas entre Rosemary e o ex-presidente Lula. Segundo reportagem do jornal "Metro", essas conversas estariam no inquérito, mas não há confirmação. O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, lembrou que, em 2008, tentou convocar Rosemary para depor na CPI dos cartões corporativos:

- Nós já tentamos convocar a dona Rosemary Noronha, mas houve uma blindagem espetacular da base governista, e ela não veio. A convocação não foi aprovada porque a relação dela com o poder é de muita intimidade. A consequência desse sistema de blindagem é uma fábrica de escândalos que precisa ser destruída. Essa secretária tem força descomunal e tem que ser convocada a dar explicações.

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) reforçou:

- Lula tem que dizer por qual razão trocou esses telefonemas (com Rosemary), se ele não era mais presidente da República. E tem que dizer, também, por que se sentiu apunhalado pelas costas. Lula insistiu na nomeação de Paulo Vieira, mesmo após o Senado ter rejeitado a indicação.

Lula não quis comentar, segundo sua assessoria. Seus aliados no Congresso saíram em sua defesa. O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), criticou a oposição, disse que a PF está investigando o caso e que o governo já tomou providências sobre os servidores envolvidos:

- Propor convocar o Lula é uma aberração. É desespero da oposição, que não tem projeto de país e fica pescando em águas turvas. Ao contrário da oposição, o compromisso do governo Dilma é investigar tudo e não jogar nada para baixo do tapete. Não tem por que chamar. O objetivo da oposição é desgastar o governo Dilma, e, por tabela, atingir a imagem do presidente (Lula).

À tarde, depois de conversar com Cardozo, que se prontificou a ir ao Congresso, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), disse:

- Sinceramente, não sei por que Rosemary poderia ser incluída a vir aqui. Sinceramente, não vejo motivo. É apenas a secretária chefe de um gabinete que não é usado. Mas o ministro virá sem problema, não precisa ser convocado. Convocação é para quando o governo não quer explicar, e não é o caso, até já demitiu todo mundo.

O presidente do DEM, José Agripino Maia (RN), reforçou que é preciso ouvir Rosemary:

- Antes de qualquer coisa, essa senhora Rosemary precisa ser ouvida, para que, a partir daí, você parta para outras frentes. Porque vão chegar aqui e negar tudo. O importante é que se ouça a Rosemary.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: