domingo, 3 de março de 2013

Comparação com tucanos será sempre explorada

PSDB foi definido como adversário preferencial para disputa em 2014

BRASÍLIA - A largada para os seminários foi dada em um ato político em São Paulo, mês passado, no qual o ex-presidente Lula lançou Dilma Rousseff à reeleição, para afastar as especulações de que poderia ser ele o candidato do PT em 2014. Ficou estabelecido também neste ato o adversário preferencial do PT: o PSDB do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do senador Aécio Neves. Foi neste encontro que se divulgou a cartilha comparando os dez anos de governo petista com a administração de FH, com números como o aumento real do salário mínimo e a queda de taxa básica de juros. E esta será a tônica da caravana de Lula.

- Nós queremos, sim, lembrar o passado (últimos dez anos), e lembrar o passado mais distante. Esse passado mais distante é que não queremos que retorne - disse o presidente do PT, Rui Falcão. - Vamos fazer de 2013 o ano de consolidação das conquistas de nosso governo.

Além da propaganda dos feitos do governo, as andanças de Lula servirão mesmo para que ele atue como articulador político da campanha de Dilma. Em Fortaleza, ele aproveitou para prestigiar o governador Cid Gomes (PSB), defensor do apoio à reeleição da petista, contrariando o projeto do presidente de seu partido, governador Eduardo Campos (PE), de disputar a Presidência da República no ano que vem.

- Temos a imensa responsabilidade neste momento de manter essa política de alianças. O sucesso de nossa empreitada em 2014 está nesta mesa - disse o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), no seminário em Fortaleza, referindo-se não só à presença de Cid, mas à do presidente local do PR, Lúcio Alcântara, e à do PMDB, senador Eunício Oliveira (CE).

Lula e sua equipe vão turbinar também a campanha em cidades onde avaliam que cometeram erros na eleição do ano passado. Caso de Porto Alegre, onde o PT não apoiou José Fortunati (PDT), que foi reeleito, e lançou a candidatura de Adão Villaverde (PT). Na lista de mea culpa do PT também está Fortaleza, onde a ex-prefeita Luizianne Lins foi incapaz de lançar um nome em consenso com Cid Gomes.

Há previsão de eventos ainda em Cuiabá, onde Mauro Mendes (PSB) derrotou Lúdio Cabral (PT), e em Manaus, onde o PT apoiou Vanessa Grazziotin (PCdoB), que teve metade dos votos de Arthur Virgílio (PSDB). As exceções na caravana são Curitiba, onde o PT apoiou o vitorioso Gustavo Fruet (PDT) e São José dos Campos (SP), onde o partido derrotou o PSDB.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: