domingo, 3 de março de 2013

PSDB mescla tendências internas de olho em 2014

Paulo de Tarso Lyra

O PSDB afina o discurso para entrar competitivo na eleição presidencial de 2014. A exemplo do PMDB (e de outros partidos, veja quadro e matéria nesta página), que elegeu ontem o vice-presidente Michel Temer para dois anos como presidente da legenda, os tucanos preparam-se para eleger o senador Aécio Neves para conduzir o tucanato e pavimentar a própria candidatura ao Palácio do Planalto. A eleição interna está marcada para maio.

Até lá, Aécio e os defensores de sua candidatura buscam um fino equilíbrio para evitar a repetição das três eleições presidenciais anteriores — 2002, 2006 e 2010 — quando, rachados por disputas internas no partido, foram derrotados pelo PT de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff. Em 2002, o atual presidente do Instituto Teotônio Vilela, Tasso Jereissatti, defendeu a candidatura de Ciro Gomes (PPS-CE). Nos dois pleitos seguintes, os tucanos paulistas não conseguiram a unanimidade do partido.

Aécio tem buscado a conciliação com os correligionários de São Paulo. "Está caminhando, lentamente. São Paulo sempre é mais difícil", reconheceu, ao Correio, demonstrando otimismo com o desfecho das negociações. Ele conta com o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que abraçou a sua candidatura presidencial e costura um armistício com José Serra e o atual governador paulista, Geraldo Alckmin. O próprio senador mineiro também já conversou com a dupla mais de uma vez.

Aliados de Aécio lembram que o processo de reunificação partidária ficou congelado ao final do ano passado à espera da decisão do presidenciável em lançar-se como candidato a comandar o partido. A inércia foi revertida a partir do aval dado pelo próprio parlamentar de Minas de que assumiria o desafio de conduzir o partido.

O Correio apurou que, nas mexidas previstas no tabuleiro tucano, encontra-se o deslocamento do atual presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), para a presidência do Instituto Teotônio Vilela. O ITV é o responsável pela elaboração do material teórico que será discutido nos diversos seminários que a legenda fará ao longo de 2013, como o que será realizando amanhã, em Goiânia (GO), sob o título "Discutindo o futuro de Goiás e do Brasil". Aécio, Guerra e os líderes do partido no Congresso estarão presentes ao fórum.

Planejamento

As negociações políticas não param por aí. Para mostrar que não há interesse do futuro grupo que comandará a legenda em prejudicar a ala paulista, o segundo cargo mais importante da máquina partidária — a secretaria-geral do PSDB — será oferecida aos tucanos de São Paulo. "Não vamos influenciar no nome que eles vão apresentar para nós. Esperamos que um consenso seja obtido pelo bem do partido", disse ao Correio um aliado de Aécio Neves.

A eleição dos líderes partidários no Congresso também obedeceu às mesmas regras de prudência. As duas lideranças escolhidas — Aloysio Nunes Ferreira (Senado) e Carlos Sampaio (Câmara) — são paulistas, em substituição ao paranaense Álvaro Dias e ao pernambucano Bruno Araújo. Mas não foram escolhas aleatórias. "O Aloysio acabou tornando-se líder porque o sucessor natural do Álvaro, o senador Cássio Cunha Lima (PB), pediu para adiar a indicação", minimizou Guerra.

Segundo apurou o Correio, contudo, a escolha também passou pelo planejamento eleitoral para 2014. Carlos Sampaio é muito próximo ao senador Aécio Neves e ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Já Aloysio Nunes Ferreira é um fiel aliado do ex-governador José Serra, a quem considera "um dos grandes amigos que fez dentro e fora da política".

Um dos responsáveis pelo desenho do novo formato do PSDB lembra que, nesse momento, o mais importante é evitar que os paulistas sintam-se desprestigiados. "Em todas as negociações para a escolha dos nomes que vão compor a futura direção do partido, eles sempre terão voz ativa para propor candidatos", prometeu um tucano mineiro.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: