terça-feira, 27 de agosto de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

O enredo da demissão
O ex-chanceler Celso Amorim foi o portador do recado de que o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) deveria pedir demissão. A presidente Dilma convocou Amorim ao Planalto para dizer que era grave a falta de comando. Amorim foi até o Itamaraty informar ao ex-ministro que ele deveria deixar o cargo. Em seguida, Patriota foi até a presidente Dilma entregar seu pedido de demissão.

O herói vai a julgamento
O encarregado de Negócios do Brasil na Bolívia, Eduardo Sabóia, que comandou a operação para trazer o senador boliviano de oposição Roger Pinto para o Brasil, vai responder a processo disciplinar no Itamaraty. No Planalto, diz-se que ele "vai ser punido" por agir à revelia de seus superiores. No caso de Patriota, a presidente Dilma teve o cuidado de não desmoralizar o ex-ministro, o que seria fatal se o deixasse sem um novo posto definido. A indicação de Patriota para um dos cargos mais importantes da diplomacia, o de representante do Brasil na ONU, segundo auxiliares da presidente, foi um reconhecimento à sua capacidade e dedicação.

"Oitenta por cento dos equipamentos que usamos são importados. Por que a gente pode importar um equipamento de ressonância magnética e não pode importar um médico?"
Cristóvão Buarque
Senador (PDT-DF)

O centralismo
Emissários do governador Eduardo Campos (PSB) estão no Rio para reunião com o presidente regional do partido, Alexandre Cardoso. Vieram comunicar que os socialistas terão candidato ao governo do Rio e que não haverá apoio ao PMDB.

Guerrilha política
Os tucanos decidiram reagir à presença constante da presidente Dilma e de seu candidato ao governo, o ministro Fernando Pimentel, em Minas Gerais. Para gerar um contraponto, o PSDB usará seus comerciais regionais de TV para que o candidato ao Planalto, Aécio Neves, e o governador Antonio Anastasia falem de seus legados no estado.

Fim da linha
O presidente do PDT, Carlos Lupi, esteve ontem em São Paulo para reorganizar a direção regional do partido. Lupi vai destituir o presidente regional, Paulo Pereira da Silva, por conta de seu jogo duplo ao criar o partido Solidariedade.

Na Comissão da Verdade
A presidente Dilma pediu que chegasse aos ouvidos de Gilson Dipp que ela gostaria da volta dele ao órgão como um coordenador definitivo, acabando com o rodízio. Todos os nomes que surgiram, desde a renúncia de Dipp e de Cláudio Fonteles, sofreram vetos. A presidente quer resolver o assunto esta semana.

PT abandonado
O PSB e o PDT vão abandonar o governador Agnelo Queiroz (PT) em Brasília. Eles negociam chapa com Rodrigo Rollemberg (PSB) para o governo e Reguffe (PDT) para o Senado.

Pressão sobre os tucanos
Para apoiar o governador Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo, o PSB quer duplo palanque, abrindo espaço para seu candidato, Eduardo Campos, e um lugar na chapa majoritária para o deputado Márcio França.

Aecista de carteirinha,
o presidente do DEM mineiro, deputado Carlos Melles, está articulando para ser candidato ao Senado na chapa regional do PSDB.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: