sábado, 12 de outubro de 2013

A difícil tarefa de medir o valor do vice

Entre os prováveis protagonistas da corrida presidencial, apenas Dilma sinaliza definição e deve repetir a chapa de 2010. Principal incógnita paira sobre a aliança entre Marina e Eduardo

A polêmica sobre quem será o cabeça de chapa na aliança entre o PSB e a Rede e quais são os ganhos eleitorais herdados pelo presidente do partido socialista e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, após a parceria com Marina Silva, reacendeu o questionamento sobre quanto vale o segundo posto em uma coligação. O tema é tão delicado que entre os principais pré-candidatos ao Planalto em 2014, apenas a presidente Dilma Rousseff sinaliza definição e deve repetir a aliança com Michel Temer, do PMDB. Já a chapa do tucano Aécio Neves segue indefinida (veja reportagem abaixo).

"A primeira missão de um vice é não atrapalhar. Em alguns casos, eles até ajudam, mas isso ocorre em uma segunda etapa", brincou o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Desde a redemocratização, em 1985, o Brasil já teve cinco vice-presidentes. Dois deles, José Sarney e Itamar Franco, acabaram assumindo o Planalto. Os demais foram escolhidos por razões distintas e específicas.

O debate atual envolve a aliança de Marina e Eduardo. Para o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, a entrada da ex-senadora na chapa traz para o campo dos socialistas o discurso ambiental, que sempre ficou em segundo plano nos debates programáticos, além de aumentar a influência da candidatura no eleitorado urbano. "Não podemos esquecer que Marina também representa o eleitor que não está satisfeito com o modo atual de fazer política", completou Amaral.

Para Valdir Raupp, sonháticos e pessebistas estão equivocados no debate sobre a transferência de votos. Na opinião do peemedebista, se já não é segura a transferência de votos do titular da candidatura, o fenômeno se dilui ainda mais quando o escolhido assume uma posição de menos destaque na aliança. "Duvido que Marina leve para Eduardo os quase 20 milhões de votos que teve em 2010. Se levar 50% disso, está muito bom", completou Raupp. Ontem, Dilma classificou a aliança de "oscilações conjunturais próprias do processo eleitoral".

O senador assegura que tem conversado com possíveis eleitores da Rede que estão desiludidos com a decisão de Marina e não pretendem votar em um candidato que não conhecem. Raupp lembra que, no caso do PMDB, a decisão da presidente Dilma em compor uma chapa com Michel Temer agregou votos à petista, mas de maneira indireta. "O PMDB é o partido com maior capilaridade no país, com o maior número de prefeitos e o maior número de vereadores, potenciais cabos eleitorais", reforçou.

Mensalão
No caso da campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, a escolha de José Alencar foi fundamental para acalmar o setor produtivo do país, que ficou em alerta com a iminente chegada do ex-sindicalista ao poder. Devido ao desgaste sofrido com o mensalão, Lula chegou a cogitar, em 2006, a aliança com o PMDB, mas continuou com Alencar, a quem até hoje se refere como o melhor vice que alguém poderia ter. "Escolher Alencar foi bom para Lula e para o país, um sinal de que o PT não colocaria fogo no circo", disse o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Fernando Henrique Cardoso, antecessor de Lula, também escolheu o vice, o pernambucano Marco Maciel (ex-PFL, hoje no DEM), por uma questão específica: trabalhar a candidatura perante o eleitorado nordestino.

O número 2 da República

Confira o que representou o posto de vice-presidente desde o fim da ditadura

1985-1989
Presidente: Tancredo Neves
Vice: José Sarney
Tancredo passou mal na véspera da posse, morreu em 21 de abril e Sarney assumiu a Presidência da República

1990-1994
Presidente: Fernando Collor de Mello
Vice: Itamar Franco
Collor sofreu o impeachment em 1992 e Itamar foi alçado ao Planalto

1995-2002
Presidente: Fernando Henrique Cardoso
Vice: Marco Maciel
A escolha do pernambucano Marco Maciel, do PFL, foi importante para o PSDB ganhar capilaridade no Nordeste

2003-2010
Presidente: Luiz Inácio Lula da Silva
Vice: José Alencar
Alencar fez a ponte com o empresariado e tranquilizou o setor produtivo quanto à eleição do petista

2011-atualmente
Presidente: Dilma Rousseff
Vice: Michel Temer
Dilma escolheu o cacique do PMDB em busca de governabilidade

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: