sábado, 12 de outubro de 2013

Pesquisa Datafolha: Com Campos e Aécio, Dilma vence eleição no primeiro turno

Pesquisa Datafolha mostra que haveria segundo turno caso Marina Silva ou Serra concorresse com a petista

No cenário hoje mais provável, petista teria 42% dos votos, Aécio alcançaria 21%, Campos marcaria 15%

Ricardo Mendonça

SÃO PAULO - Pesquisa Datafolha realizada ontem mostra que a presidente Dilma Rousseff seria reeleita no primeiro turno se disputasse a eleição contra os dois candidatos mais prováveis do PSDB e do PSB, o tucano Aécio Neves e o socialista Eduardo Campos.

Nessa simulação, Dilma tem 42% das intenções de voto; Aécio, 21%; Campos, 15%. Votos em branco, nulo ou nenhum somam 16%. Outros 7% não sabem em quem votar.

O instituto testou quatro cenários para a eleição presidencial de 2014, alternando os nomes de Campos e Marina Silva, pelo PSB, e os de Aécio e José Serra, pelo PSDB.

Nas outras três combinações, Dilma não alcança índice suficiente para garantir vitória no primeiro turno.

No simulação em que a disputa aparece mais apertada, a petista tem 37% das intenções de voto, Marina marca 28%, Serra atinge 20%.

Trata-se, porém, justamente do cenário mais improvável da eleição, já que, hoje, os principais líderes do PSB e do PSDB trabalham pelas candidaturas de seus presidentes nacionais, Campos e Aécio.

Desta vez, o Datafolha fez 2.517 entrevistas em 154 municípios, o que resulta numa margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.

As simulações do atual levantamento não podem ser diretamente comparadas com as anteriores porque não há coincidência de cenários.

No quadro que era tido como o mais provável no início de agosto, Dilma tinha 35%; Marina marcava 26%; Aécio alcançava 13%; Campos, 8%.

Após o fracasso da criação do partido Rede no prazo para concorrer em 2014, Marina filiou-se ao PSB. Com isso, não há mais como ela e Campos disputarem o mesmo cargo.

Os números da pesquisa de ontem sugerem que o eventual espólio eleitoral de Marina ficaria dividido de forma quase idêntica entre Dilma, Aécio e Campos.

Daqueles 26% que Marina tinha em agosto, Dilma teria herdado 7 pontos; Aécio, 8; Campos, também 7.

O levantamento de ontem confirma que Marina seria a adversária mais competitiva de Dilma. Após um período de forte exposição na mídia --em especial por causa da filiação ao PSB--, ela atinge 29% em seu melhor cenário. É quase o dobro da melhor situação de Eduardo Campos.

Nos recortes por idade, renda e escolaridade, Marina vence Dilma entre os mais jovens (16 a 24 anos), os que têm ensino superior e os que têm renda acima de cinco salários mínimos.

Dilma ganha em todas as simulações de 2º turno

A vitória mais apertada seria numa eventual disputa final contra Marina

Pesquisa Datafolha de ontem mostra ainda que o tucano José Serra, ex-governador de São Paulo, é o mais rejeitado

Conforme as simulações feitas ontem pelo Datafolha, a petista Dilma Rousseff venceria qualquer adversário num eventual segundo turno da eleição presidencial

A vitória mais apertada seria contra Marina Silva, recém-filiada ao PSB. Dilma teria 47% dos votos, a neossocialista ficaria com 41%.

Em relação à pesquisa anterior, de 7 a 9 de agosto, a diferença é mínima. Naquela ocasião, Dilma somava 46%, Marina tinha os mesmos 41%.

A margem de erro dos dois levantamentos é de pontos para mais ou para menos.

Na pesquisa de ontem, a vitória mais folgada de Dilma em hipóteses de segundo turno seria contra o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o outro possível candidato do PSB na disputa. O resultado seria 54% a 28%.

Contra o senador Aécio Neves (MG), o nome mais provável do PSDB na disputa de 2014, a petista ganharia por 54% a 31%. No enfrentamento ao tucano José Serra, ela seria reeleita por 51% a 33%.

Apesar de possuir mais intenções de voto que Aécio tanto no primeiro quanto no segundo turno, Serra tem algumas desvantagens em relação ao seu rival interno no PSDB.

A principal delas é a rejeição ao seu nome. O Datafolha de ontem mostra que 36% dos eleitores brasileiros não votariam no ex-governador de São Paulo de jeito nenhum.

Dilma, Campos e Aécio ostentam patamares parecidos de rejeição. Entre os nomes testados, Marina é a menos rejeitada, 17%.

Outra vantagem de Aécio está na taxa de conhecimento aos nomes dos candidatos.

Serra é conhecido por quase 100% do eleitorado. Assim, tem tem menor potencial de crescimento. Já o mineiro não é conhecido por 22%.

Por este critério, o maior potencial é o de Campos, um desconhecido de 43%.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: