terça-feira, 22 de outubro de 2013

Panorama Político -Ilimar Franco

Uma nova realidade
As eleições de 2014, concordam os partidos, serão marcadas por protestos. Não se sabe ainda se serão de massa ou limitados aos radicais. Nem se serão pacíficos ou violentos. A presidente Dilma e o governador Sérgio Cabral são alvos visíveis, mas ninguém acha que serão os únicos afetados. Os partidos não sabem como tratar as manifestações. Eles oscilam entre insuflar e descaracterizar.

Quem paga a conta?
União, estados e municípios estão empurrando, um para o outro, o pagamento dos encargos dos agentes comunitários de saúde. Por isso, o reajuste para a categoria pode não sair. Hoje os municípios gastam R$ 950,00 com salários e impostos. Os agentes querem um piso salarial de R$ 950,00. Os municípios organizam mobilização nacional de prefeitos para não ficarem com a conta dos encargos. Os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) disseram ontem, aos líderes aliados, que a União não vai assumir a despesa. Os prefeitos querem que os Estados assumam, mas os governadores não querem nem ouvir falar.

“O PMDB dá liberdade para alianças e lançar candidatos. Mas, nos estados onde seremos adversários do PT, há compromisso de aprovar a aliança nacional na convenção”

Valdir Raupp
Presidente do PMDB e senador (RO)

Ladrão de galinha
Um servidor do Ministério da Previdência foi preso pela Polícia Federal por desviar folhas de papel. Há cinco anos, ele roubava resmas de papel A4 e levava para a empresa copiadora de um amigo, no Setor Comercial Sul, em Brasília.

Na onda do pré-sal
O ambiente no Planalto é de euforia com o leilão de Libra. A presidente Dilma comemora: o vencedor é o maior consórcio já formado no mundo, com grandes empresas privadas e estatais. A animação decorre também do volume de investimentos que será feito, a partir de 2014, ano das eleições, para que o petróleo possa jorrar em cinco anos.

Os ministros candidatos
A ministra Mário do Rosário (Direitos Humanos) está sendo sondada para concorrer ao Senado. O PT precisa de um candidato forte para enfrentar dois pesos pesados: o do PDT, o comunicador Lasier Martins; e, o do PMDB, o senador Pedro Simon ou o ex-governador Germano Rigotto.

Só pra contrariar
Os petistas contam que nem sempre a vontade de Lula prevalece. Citam: Ele queria uma aliança com o PMDB em 2010 e Zeca do PT (MS) concorreu ao governo; em 2012, queria apoiar o prefeito de BH, Márcio Lacerda (PSB) mas Patrus Ananias concorreu; e, queria que a candidata, em Porto Alegre, fosse Manuela D’Àvila (PCdoB).

Enterrada
Os líderes mais realistas do Congresso não creem na aprovação de nenhuma reforma política. Dizem que não haverá unidade para aprovar nada enquanto o PMDB defender o distritão, o PT o voto em lista e o PSDB o voto distrital.

Negócio da China
O vice Michel Temer embarca na semana que vem, com comitiva do agronegócio liderada pela presidente da CNA, senadora Katia Abreu, para Cantão, na China. Temer participa de reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível.

O vice do Rio, Luiz Fernando Pezão, não sai do interior do Rio e da Região Metropolitana: “Tô cuidando de obra. Entregando e anunciando”.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: