sábado, 4 de janeiro de 2014

O ano-espetáculo – Revista Será? / Editorial

Dois grandes eventos programados garantem as emoções de 2014: a Copa do Mundo de Futebol e as eleições gerais de outubro. 2014 será o ano-espetáculo. A Copa do Mundo vai despertar o entusiasmo futebolístico dos brasileiros que pode explodir em alegria nacionalista ou afundar numa depressão, a depender do desempenho da “pátria de chuteira”. De qualquer forma, o povão vai ficar fora dos estádios, barrado pelos ingressos, tão perto mas tão longe quanto na copa da África do Sul.

E as eleições? Evento político que, no entanto, promete ser outro grande espetáculo midiático, jogo de imagens e pirotecnia fabricado por competentes marqueteiros. A festa democrática será uma disputa política e terá grande importância para o futuro do Brasil com a definição dos novos governantes e dos novos parlamentares. Mas, como tem sido nos últimos pleitos, as eleições serão uma competição entre publicitários – quase uma outra Copa – disputando o poder de sedução dos seus candidatos, independente de projetos e ideologias.

Podemos perder a Copa do Mundo, seria triste mas, afinal, somos penta. Não podemos é perder a chance de participar da definição dos destinos do Brasil que se desenham por trás das fantasias e maquiagens desenhadas pelos marqueteiros.

Ah! O carnaval será em março. Fora estas emoções previsíveis, 2014 pode trazer algumas surpresas lembrando as advertências deixadas por 2013: a grande mobilização da sociedade contra a corrupção política e pela melhoria da qualidade dos serviços públicos.

Fonte:Revista Será? - Penso, logo duvido.

Nenhum comentário: