domingo, 15 de junho de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Vacina geral
A convenção de ontem mostrou que o PSDB está prevenido contra aqueles que tentam colocar a juventude de Aécio Neves como um fator negativo para o exercício da Presidência da República. Todos os cardeais tucanos falaram que o ex-governador de Minas Gerais acumulou 30 anos de vida pública, é hábil em unir forças opostas na política e tem capacidade de montar equipe. Até José Serra ressaltou essas qualidades no senador.

BNB fatiado
Depois de entregar a presidência do Banco do Nordeste do Brasil a um afilhado do PT, o governo resolveu fazer um agrado ao PTB e ao PDT. Os dois partidos já anunciaram apoio à reeleição de Dilma.

Papo presidencial
O presidente do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, conta que aproveitou o voo entre Brasília e São Paulo para conversar com a presidente Dilma Rousseff sobre o projeto de governança para o Brasil, que desenvolve em parceria com governos federais e estaduais. A ordem é criar mecanismos para retirar os gargalos para as obras públicas, que hoje atingem 43% dos projetos. Dilma gostou do que ouviu.

Conversa de domingo
O deputado Danilo Forte (PMDB-CE) fala das dificuldades de Dilma Rousseff dentro do partido. Ele diz categoricamente que "Dilma perderá a eleição". Confira no blog da Denise, no site www.correiobraziliense.com.br.

Curtidas
Mão Santa, o retorno/ O ex-senador Mão Santa, do Piauí, esteve ontem na convenção do PSC que lançou a candidatura de Pastor Everaldo a Presidente da República. À coluna, Mão Santa contou que seu projeto é concorrer ao governo do Estado.

Por onde andou/ O ex-senador voltou ao exercício da medicina. Dá consultas inclusive a pessoas que procuram a Santa Casa de Misericórdia. "Minha filha, adivinhe quanto que o SUS paga por uma consulta?", pergunta. "R$ 4,50. Isso mesmo! Quatro reais e cinquenta centavos. Depois, ninguém sabe por que o povo vai para a rua e quebra tudo!", diz ele.

Nem no ar.../ Após sair da cadeia, o ex-governador Paulo Octávio foi a São Paulo com a mulher, Anna Christina Kubitschek, e filhos. Ao embarcar, encontrou o senador Gim Argello. Os dois mal se cumprimentaram.

Te cuida, João Santana!/ Pela primeira vez, em uma convenção partidária, um discurso de lançamento de candidatura foi cortado no meio para dar lugar a um vídeo. O próprio Aécio, no meio da fala, apresentou as imagens com a carta do poeta Ferreira Gullar de Adeus a Tancredo Neves. Até políticos tarimbados ficaram com os olhos marejados. Mais uma prova de que, desta vez, a emoção— marca das convenções e de programas petistas — não será monopólio de ninguém.

O foco de Lula
Os últimos dias foram um ensaio geral daquilo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende fazer para ajudar a campanha de Dilma Rousseff à reeleição. Ele estabeleceu como meta centrar presença no Nordeste, onde a presidente tirou sua maior diferença em relação a José Serra em 2010. Tentará ali preservar e/ou recuperar esse eleitorado e, de quebra, ajudar o PT.

Nesse caminho, o ex-presidente atropelará o PMDB em estados como a Bahia e o Piauí, onde ele esteve na última quinta-feira. Por enquanto, Lula não se engajará na campanha no Ceará, mas, faz parte dos planos do petista eleger José Guimarães senador.

Nenhum comentário: