sexta-feira, 18 de julho de 2014

Garotinho e Crivella empatados com 24% das intenções de voto

• Pezão e Lindbergh apresentam empate técnico com 14% e 12%, respectivamente

- O Globo


RIO — A primeira pesquisa de intenções de voto feito pelo Datafolha para o governo do Rio mostrou o empate entre os candidatos Anthony Garotinho (PR) e Marcelo Crivella (PRB), com 24%. O cenário continua indefinido com relação aos outros candidatos. Luiz Fernando Pezão, que tenta a reeleição pelo PMDB, apareceu com 14% das intenções, e está tecnicamente empatado com o petista Lindbergh Farias, que teve 12%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Tarcísio Motta (PSOL) teve 2%, e Dayse Oliveira (PSTU), 1%. Ney Nunes (PCB) não pontuou. Votos em branco e nulos somaram 16%, e 7% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Rejeição
O Datafolha também avaliou a rejeição aos candidatos ao Palácio Guanabara. Garotinho lidera com 39%, e é seguido por Pezão com 19%, Lindbergh com 17%, e Crivella com 16%. Nesse cenário, os três últimos estão tecnicamente empatados, uma vez que a margem de erro também é de três pontos. Tarcisio Motta teve 10% de rejeição, assim como Ney Nunes. Dayse Oliveira teve 9%. Os três estão em empate técnico. Um total de 9% dos entrevistados votaria em qualquer candidato, 7% em nenhum deles, e 9% não sabem ou não quiseram responder.

Avaliação de governo
O governo de Pezão foi avaliado como “regular” por 40% dos 1.317 eleitores entrevistados em 31 municípios. Para 21% desse grupo, a administração foi “ruim ou péssima”, e para 19%, “ótima ou boa”. O governo recebeu nota média de 4,9 pontos.

As entrevistas foram feitas entre os dias 15 e 16 de julho, e o índice de confiança é de 95%. O trabalho encomendado pela TV Globo/Folha de S. Paulo foi registrado no TRE-RJ pelo número 00009/2014.

Candidatos comemoram
O petista Lindbergh Farias comemorou o resultado da pesquisa, e disse que o "patamar de 12% é bom demais para começo de campanha":

— Na corrida para o Senado, comecei com 4% e acabei em primeiro. Na disputa por Nova Iguaçu sai com 3% e também cheguei em primeiro. Os que estão em primeiro lugar ocupam esse posto porque tem maior 'recall', mas isso vai mudar assim que a campanha de TV começar.

Crivella também comemorou o Datafolha, e disse estar "grato ao povo fluminense por ter empate em primeiro lugar com Garotinho e o menor índice de rejeição":

— Se somarmos todos os votos, vemos que tem pouco voto sobrando na praça. Eu tenho pouco tempo de TV, então sou obrigado a ir para a rua.

Ao comentar a nota dada ao governo de Pezão (4,9 pontos), o candidato foi irônico:

— O povo continua generoso. Depois de oito anos de governo, com a saúde e segurança como estão, era para ser bem menos, mas o povo é tolerante e esperançoso.

Em nota, Garotinho também comemorou "estar em primeiro lugar", mas críticou o índice de rejeição do Datafolha:

— Somada dá 145%. Quanto à intenção de voto, os números que tenho são diferentes, mas de qualquer maneira, respeito o Instituto Datafolha. Em relação à rejeição, a soma chega a 145%; não é correto esse dado, e isso já está provado que estatisticamente utilizar rejeição múltipla distorce o resultado. De qualquer maneira, é bom comemorar estar em primeiro lugar.

O governador Pezão disse que o índice é bom para ele, por se considerar "o menos conhecido" entre os candidatos:

— Tenho mais a crescer, principalmente quando começar a (campanha na) TV. Mas agora com a rua também.

Sobre a taxa de rejeição, Pezão lembrou que está tecnicamente empatado com Crivella e Lindbergh, e que esse número é porque ele seria desconhecido do eleitorado. Por fim, o governador comentou a aprovação do governo:

— Acho que a gente está numa evolução. É pouco tempo (de governo).

Um comentário:

Anônimo disse...

As pesquisas podem até estarem certas, mas a tendência agora é o Pezão crescer cada vez mais, devido a ajuda das campanhas na tv e nas ruas.