quinta-feira, 3 de julho de 2014

Panorama Político – Ilimar Franco

- O Globo

PMDB faz mais um na Caixa
A presidente Dilma pediu ao vice Michel Temer que indique o novo vice-presidente Corporativo da CEF. O cargo era ocupado pelo presidente do PTB, Benito Gama, que deixou a função para concorrer à Câmara dos Deputados. O PMDB propôs um nome de carreira, o Superintendente da Regional Norte do Espírito Santo, Antônio Carlos Ferreira. A nomeação sai nos próximos dias.

Guerra no PT do Rio
Os candidatos a deputado federal pelo PT do Rio estão fazendo críticas nos bastidores ao presidente do partido, Washington Quaquá. Eles não se conformam com a decisão de dar 30% do tempo de TV dos candidatos à Câmara para Benedita da Silva. O argumento é o de que ela é puxadora de votos. Mas o mesmo critério não valeu para dividir o tempo de TV dos candidatos à Assembleia Legislativa. O tempo será igual para todos, inclusive o da mulher do presidente do partido, Rosângela Zeidan. Os petistas dizem que o acordo entre Quaquá e Benedita foi firmado quando Benedita desistiu de disputar o segundo turno nas eleições internas do partido.
---------------------------------
“O Serra remou contra a corrente (2010). O Lula bem avaliado e a Dilma surfando na onda. Agora, é
diferente. O governo mal avaliado, e há desejo de mudança”
Aloysio Nunes Ferreira
Senador (PSDB-SP) e candidato a vice de Aécio Neves
----------------------------------
Queda de braço
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, venceu a disputa interna contra a Secom e o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil). Eles eram contra a presidente Dilma ir ao Maracanã, dia 13, na final da Copa, entregar a taça ao time campeão.

Traje de bom moço
Irritação no governo com Jérôme Valcke por sua fala sobre o consumo de álcool nos estádios. A pergunta: Como ele pôde se espantar? O carro que o leva aos estádios lhe deixa na porta do elevador da área VIP. Nessa, bancado pela Fifa, é farto e gratuito o consumo de cerveja, vinho e prosecco. E a venda de cerveja para a torcida é chancelada pela Fifa, que gere as arenas.

Rastreando o dinheiro
Os documentos apreendidos na terça-feira com João Procópio, laranja do doleiro Alberto Youssef, mostram movimentações financeiras feitas em dois bancos privados estrangeiros. Um deles, português, não atua no mercado de varejo.

Em banho-maria
O governo está preocupado em aprovar, no Congresso, o acordo com a Polícia Federal de reajuste escalonado de 15,8%. A proposta foi enviada como crédito adicional à LDO e, depois, como MP. A redução do ritmo de trabalho do Congresso, com a Copa do Mundo e as eleições, está diminuindo o quorum e segurando votações.

Expectativa de um salto
O comando da campanha do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) espera um forte crescimento nas pesquisas. Avaliam que há grande identidade entre ele e os 8% de eleitores que estavam com o vereador Cesar Maia (DEM).

O peso eleitoral
Estrategistas calculam que os programas de TV influenciam o voto de 40% dos eleitores. Os debates são relevantes para 30% e as coligações estaduais, para apenas 15%. Há outros 15%, o não voto, que são impermeáveis a qualquer variável.
---------------------
OS AEROPORTOS têm passado no teste da Copa. O fluxo de passageiros tem batido recordes e chegou a 528 mil na véspera do jogo entre Brasil e Chile.

Nenhum comentário: