domingo, 8 de março de 2015

Cardozo e Janot tiveram reunião secreta no exterior

• Ministro e procurador-geral almoçaram em Buenos Aires, em novembro

• Assessoria da Justiça primeiro omitiu o almoço; depois, confirmou um 'encontro pessoal'

Andréia Sadi – Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, teve um encontro com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em Buenos Aires, na Argentina, fora da agenda e durante viagem oficial. A conversa ocorreu em um sábado de novembro de 2014.

A reunião, um almoço na área turística de Puerto Madero, ocorreu no dia 22.

Três dias depois, procuradores desembarcaram na Suíça em busca de contas que foram usadas, de acordo com a delação do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, para a Odebrecht pagar a ele suborno de US$ 23 milhões, o que a empreiteira nega.

Na semana anterior ao encontro, no dia 14, a Polícia Federal, subordinada ao ministro da Justiça, havia deflagrado a fase da Operação Lava Jato que levou executivos das principais empreiteiras do país à cadeia.

Perguntada sobre o encontro com Janot, a assessoria de Cardozo informou inicialmente à Folha que o ministro viajara à Argentina naquela data para participoar de encontro com o ministro da Justiça e da segurança pública do país vizinho.

Questionada novamente por telefone e e-mail sobre a reunião, a assessoria, então, confirmou num segundo momento o ''encontro pessoal'' do ministro com o chefe do Ministério Público.

Janot estava em Buenos Aires para para participar de encontro de procuradores dos países do Mercosul.

Segundo o Ministério da Justiça, Cardozo e o procurador-geral da República ''mantiveram contato'' e, juntamente com a mulher de Janot, se encontraram para um almoço no dia 22.

''Não houve registro em agenda por não se tratar de encontro oficial''. A assessoria do ministro nega que, na ocasião, tenha havido qualquer discussão sobre a Operação Lava Jato.

A reportagem tentou obter uma manifestação de Rodrigo Janot, mas não houve resposta. Os pedidos foram feitos à assessoria de imprensa do procurador-geral desde quinta-feira (5).

Na agenda oficial de Janot, obtida pela Folha com a assessoria da PGR, só há registro de reunião de procuradores-gerais do Mercosul em Buenos Aires no dia 21. Não há qualquer registro de compromisso no dia 22.

Agenda
Este é o segundo encontro de Janot e Cardozo que não consta nas agendas do procurador-geral e do ministro da Justiça.

No último dia 26, a Folha revelou que eles estiveram juntos às vésperas da apresentação, por Janot, ao STF (Supremo Tribunal Federal) dos pedidos de abertura e arquivamento de inquéritos contra políticos.

A lista foi entregue na terça-feira (3) e liberada pelo ministro Teori Zavascki, relator do caso, na sexta-feira (6). Janot e Cardozo negaram ter tratado da lista.

Semanas atrás, o ministro da Justiça foi alvo de questionamentos por ter se encontrado com advogados de empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato.

Colaborou Rubens Valente, de Brasília

Nenhum comentário: