segunda-feira, 23 de julho de 2018

Bolsonaro se diz ‘escolhido’ e tem saia-justa com Janaína

Eleições. Sem fechar alianças, deputado é oficializado candidato à Presidência pelo PSL no Rio; cotada vice na chapa, advogada diz que é preciso diálogo para governar

Leonencio Nossa, Constança Rezende, Daniela Amorim | O Estado de S. Paulo.

RIO - Oficializado candidato do PSL ao Planalto em convenção esvaziada de políticos, o deputado Jair Bolsonaro tentou minimizar a falta de alianças criticando acordos de adversários. Chamou o Centrão, que apoia Geraldo Alckmin (PSDB), de “escória” e se classificou como “patinho feio” da política. Cotada para vice, a advogada Janaína Paschoal causou saia-justa ao dizer que, sem diálogo e aliados, haveria dificuldade para governar. Bolsonaro afirmou não ser “salvador da pátria”, mas um “escolhido”.

Em seu primeiro discurso como candidato a presidente, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) tentou minimizar o isolamento pelo fato de não ter conseguido fechar uma coligação e criticou acordos feitos por adversários. Durante a convenção do PSL, ontem, no Rio, que confirmou seu nome, o parlamentar passou por uma saia-justa ao ouvir da advogada e professora Janaína Paschoal, cotada para ser sua vice, que sem diálogo e aliados haveria dificuldades para governar. O parlamentar negou ser um “salvador da pátria”, mas se apresentou como um “escolhido”.

A convenção, realizada no Centro do Rio, foi marcada pela forte presença popular e o esvaziamento de representantes do meio políticos. Dos 110 deputados federais que Bolsonaro diz ter ao seu lado, apenas 15 – incluindo ele e seu filho Eduardo, do PSL de São Paulo, estavam na lista de presença, segundo os organizadores do evento. O senador Magno Malta (PR-ES), que recusou ser vice, também compareceu.

Sem alianças, Bolsonaro chamou o Centrão – bloco formado por DEM, PP, PR, Solidariedade e PRB, que apoia Geraldo Alckmin (PSDB) – de “escória” e se classificou como o “patinho feio” da política. “Deus não chama os capacitados, capacita os escolhidos”, afirmou, ao se referir a comentários de que não entende de economia.

Bolsonaro não escondeu a insatisfação com Janaína Paschoal durante a convenção e depois do evento. Primeiro, ele se sentiu surpreendido com a recusa da professora – uma das autoras do pedido de impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff – de se apresentar como sua vice no ato. Em uma conversa duas horas antes do início do evento, Janaína argumentou que precisava de mais tempo para reunir a “intelectualidade da direita” antes de dar uma resposta.

O deputado também ficou irritado com o discurso de Janaína, que tocou em temas sensíveis a ele, como aborto e religião. Na conversa com Bolsonaro, Janaína tinha conseguido a concordância do candidato de fazer um discurso para ressaltar que eram pessoas diferentes, mas que ela iria “somar” ao projeto eleitoral. Mas, ao pegar o microfone e se dirigir à plateia, ela adotou um tom que surpreendeu o próprio Bolsonaro, confidenciando um trecho da conversa que teve com o candidato. “Eu já disse para ele que a minha fidelidade não é ao deputado, é ao meu País”.

Janaína também surpreendeu ao sugerir aos presentes que não saíssem às ruas pedindo as pessoas para acreditar em Deus. “É preciso estarmos unidos nas linhas mestras”, disse. O discurso irritou parlamentares e pastores evangélicos presentes.

Fracassos. Ao longo da semana passada, Bolsonaro tinha fracassado nas negociações partidárias para ter em sua chapa Magno Malta (PR-ES) ou os generais da reserva Augusto Heleno Ribeiro (PRP) e Hamilton Mourão (PRTB).

O candidato só concordou em indicar Janaína Paschoal diante da falta de nomes de projeção. Ele disse que seria preciso conversar com a advogada sobre temas tradicionais de seu discurso, como a redução da maioridade penal e a flexibilização do porte de armas, mas demonstrava que ela não era sua preferida.

Após o evento, Bolsonaro disse a pessoas próximas que eles são “incompatíveis”. Janaína é contra a redução da maioridade penal e a favor da ONU, dois pontos opostos ao pensamento do parlamentar.

Se a divergência de pensamento não for superada, a campanha avalia dois nomes como possíveis candidatos a vice-presidente: os deputados do PSL Luciano Bivar (PE) e Marcelo Álvaro Antonio (MG).

Mal-estar. O mal-estar começou antes de Janaína falar. Magno Malta e o general Heleno tinham feito discursos para rebater versões de que abandonaram o candidato. “Nunca houve essa história de abandono”, disse Malta. Janaína, por sua vez, abriu o discurso com um pedido para que ninguém batesse palmas ou gritasse, esfriando a plateia. E disparou críticas aos simpatizantes do capitão da reserva do Exército. “Não podemos pensar só no nosso quadradinho, pois estaremos limitando a capacidade de vitória e a possibilidade de governar”, ressaltou.

Em vários momentos, ela perguntava, gesticulando as mãos: “Vocês estão entendendo o que estou falando?” As palmas, que já eram poucas, devido ao pedido de Janaína, cessaram de vez.

Janaína não participou da entrevista coletiva dada por Bolsonaro após a convenção. Na conversa com os jornalistas, o candidato disse que a professora de direito tem a “liberdade” de se expressar. “Ela tem a opinião dela. Não dá para afinar 100% o discurso”.

Nenhum comentário: