domingo, 1 de julho de 2018

Marina monta circuito seleto de colaboradores

Longe das alianças políticas tradicionais, presidenciável da Rede conta com apoio de ‘poucos e pequenos’

Maria Lima | O Globo

BRASÍLIA - Os poucos mas fiéis escudeiros que permanecem ao lado da presidenciável Marina Silva (Rede) na pré-campanha rejeitam vê-la como uma Dom Quixote de saias lutando contra os moinhos de vento da velha política — isso poderia ser mal interpretado, dizem. Mas contam-se nos dedos os políticos que resistem ao lado dela na terceira tentativa de chegar ao Planalto.

Se o número é inexpressivo, eles argumentam que estar do lado de uma candidata popular, segunda colocada nas pesquisas de intenções de voto, é uma compensação.

O deputado Miro Teixeira (RJ), decano da Câmara dos Deputados; o ex-ministro e ex-senador Pedro Simon, que construiu sua história na política cobrando punição de corruptos; o senador Randolfe Rodrigues (AP); o deputado judoca João Derly (RS); e a ex-senadora Heloísa Helena compõem o diminuto exército de políticos que continuam na trincheira ao lado de Marina.

“APAIXONADOS” AUXILIARES
Candidata a deputada federal em Alagoas, Heloísa Helena comanda a Fundação Rede Brasil Sustentável e viaja pelo Brasil há um ano montando as estruturas da sigla nos estados e colhendo subsídios para o programa de Marina.

— Somos poucos e pequenos mesmo, mas temos raízes fortes. Eu continuo no campo de batalha ao lado de Marina. Para nós, nada nunca foi fácil. Eu e Marina temos diferenças, mas nos respeitamos e continuamos em frente — afirma Heloísa Helena.

Pré-candidato ao governo do Rio e integrante do comitê de campanha de Marina, Miro diz que não é de todo ruim o afastamento da presidenciável dos políticos tradicionais. Ele não enxerga como “fracassadas” as tentativas frustradas de alianças com alguns dos partidos maiores, para que Marina tenha mais tempo de TV e melhor estrutura de campanha.

— A política tomou caminhos diferenciados e nós escolhemos o nosso. De certa maneira, fico satisfeito com nossa liberdade de atuação. Os melhores escudeiros da Marina são os anônimos, que lhe asseguram expressivos índices de popularidade — avalia Miro.

De volta ao Rio Grande do Sul desde que deixou o Senado, Pedro Simon é um dos conselheiros de Marina. Ele diz que não tem função na campanha e continua ao lado da exministra por causa de sua biografia de “mulher autêntica, ícone de ética e moral”.

Fora da área política, Marina se cerca de antigos e “apaixonados” colaboradores: o ambientalista João Paulo Capobianco, presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade e coordenador do programa de governo; os economistas Eduardo Giannetti e André Lara Rezende; os coordenadores da Rede Pedro Ivo Batista e Basileu Margarido; e a jornalista e ex-vereadora carioca Andrea Gouveia Vieira, coordenadorageral de comunicação da campanha.

Nenhum comentário: