quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Dora Kramer: Ao fato, sem a fake

- Veja

Lula não é inelegível em “tese”; está fora na prática. De onde, pesquisa com ele é notícia falsa

Das duas pesquisas divulgadas após a oficialização das candidaturas, uma (a do Ibope) retrata a situação das intenções de voto no momento e a outra (CNT/MDA) fala de uma fantasia. Portanto, para efeito de análise dos fatos vamos nos ater àquela que simula o cenário sem Lula, deixando de lado a que lida com o lado “fake” da campanha.

Lula só é candidato no universo de agitação e propaganda petista. A inelegibilidade dele não é uma “tese” como preferem alguns receosos de serem acusados de parcialidade. O ex-presidente está inelegível na prática, de acordo com a lei e conforme atestam todas as manifestações de autoridades responsáveis pelo exame jurídico da questão.

Pois então, pesquisa que vale é a do Ibope onde consta o nome de Fernando Haddad como candidato do PT. Nela, Bolsonaro lidera com 20%, Marina fica em segundo com 12%, Ciro em terceiro com 9% e Alckmin com 7% em último lugar entre os até então competitivos. Haddad aparece com 4%, mas obviamente esse índice mudará quando se parar de enganar o eleitor e as pesquisas começarem a mostrar a realidade do poder de Lula de transferir votos.

Por ora, a pesquisa não conta novidade: Bolsonaro resiste e os demais seguem onde estiveram desde o começo. Debates e redes sociais não alteraram o quadro. A ver se o horário eleitoral no rádio e televisão ainda tem o peso de outrora ou se 2018 será uma eleição tão diferente das antecessoras que invalidará tudo o que até agora estava escrito.

Nenhum comentário: