quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Bernardo Mello Franco: Wagner costura frente com Ciro, Marina e FH

- O Globo

Ex-ministro costura apoios e afirma que candidato deve ser ‘mais Haddad’ e menos Lula

Senador eleito tenta aproximação com rivais e defende que PT adote tom conciliador e reconheça erros do passado. ‘Nunca é demais a gente fazer autocrítica’, afirma

O ex-ministro e senador eleito pelo PT da Bahia Jaques Wagner desembarcou em São Paulo para ajudar a campanha de Fernando Haddad a costurar uma “frente democrática” contra Jair Bolsonaro (PSL). Quer unir Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, no palanque petista. Wagner elogiou FH, que ainda será procurado, e disse que “nunca é demais fazer autocrítica”. Ele considera que o candidato petista deve ser menos Lula e mais Haddad. Jaques Wagner era o preferido de Lula para concorrer ao Planalto. Recusou a tarefa, elegeu-se senador pela Bahia e agora desembarcou em São Paulo para ajudar Fernando Haddad. O ex-ministro tenta costurar uma “frente democrática” contra o bolsonarismo. Quer unir Ciro Gomes, Marina Silva e Fernando Henrique Cardo sono palanque do PT. “Temos que procurar todos os que estão na política e têm responsabilidade como país ”, diz.

Wagner faz elogiosa F H, que já descartou a hipótese de apoiar o capitão. “A construção do país é tijolo por tijolo, ninguém faz nada sozinho. O Fernando deu uma bela contribuição ao Brasil. Nós aprendemos a responsabilidade fiscal com ele”, afaga. “É uma coincidência negativa da História que, em vez de ficarem juntos, PT e PSDB tenham polarizado um com o outro. Foram as melhores forças que surgiram no período democrático”.

Para ampliara aliança, o ex-ministro defende uma guinada no discurso do PT. Pede que o partido adote tom mais conciliador e reconheça erros do passado. “Acho que nunca é demais agente fazer autocrítica”, diz. Ele considera que o candidato agora deve ser menos Lula e mais Haddad. “Não precisamos inventara roda. No primeiro turno, ficou claro que o Haddad era o candidato do Lula. Agora temos que mostrar quem ele é: um professor bem formado, que já foi prefeito de São Paulo e recebeu prêmios de boa gestão”, sustenta.

Wagner também defende o uso do verde e amarelo na campanha, no lugar do vermelho do PT: “A bandeira do Brasil é de todos nós. Agente não pode entregar graciosamente para eles o que é um símbolo do país”.

O senador eleito diz acreditar numa virada. “Não acho que seja uma missão impossível. Tem cada vez mais gente incomodada como discurso da truculência. Segundo turno não é escolha, é o menos ruim. Não dá para comparar o Bolsonaro com o Haddad”, argumenta.

Ele acusa o capitão e investir no discurso de ódio e na disseminação de “baixarias”. “O Bolsonaro é um cara inteligente, mas usa sua inteligência para o mal. Ele acaba liderando monstros que não tinham coragem de externar o preconceito”, critica. “Eu, que sou judeu, posso falar isso. As coisas começam assim”.

Nenhum comentário: