sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

‘Bolsonaro não é presidente de associação dos militares’, diz Maia

Presidente da Câmara ligou para Paulo Guedes e afirmou que queda de Bebianno pode atrapalhar aprovação da Previdência

Jussara Soares e Paulo Celso Pereira, com G1 |- O Globo

BRASÍLIA - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia(DEM-RJ),criticou a atuação do presidente Jair Bolsonaro diante da crise envolvendo o ministro da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno. Para Maia, o presidente precisa “comandar a solução”.

—A impressão que dá é que o presidente está usando o filho para pedir para o Bebianno sair. E ele é presidente da República, não é? Não é mais um deputado, ele não é presidente da associação dos militares —declarou Maia, em entrevista à GloboNews. E completou:

—Se ele está com algum problema, ele tem que comandar a solução, e não pode, do meu ponto de vista, misturar família com isso porque acaba gerando insegurança, uma sinalização política de insegurança para todos.

Ontem, Maia ligou para o ministro da Economia, Paulo Guedes, para enviar um recado a Bolsonaro: a possível queda de Gustavo Bebianno pode atrapalhar a aprovação da reforma da Previdência.

Segundo fontes ouvidas pelo GLOBO, Maia argumentou que, ao exonerar Bebianno, principal aliado durante a campanha, o presidente indicaria que não honrará compromissos com o próprio Congresso.

A interlocutores, o presidente da Câmara avaliou que, depois de entregar a aprovação da reforma da Previdência, Bolsonaro não hesitará em sufocá-lo politicamente, caso também entre em rota de colisão com os filhos.

“CONFLITOS DE PARENTES”
Embora publicamente Maia tenha afirmado que não “se intrometerá em conflitos de parentes do presidente”, ele argumentou com Guedes que tem bom relacionamento com Bebianno, elogiado por ele após ser reeleito para a presidência da Câmara.

Mesmo à frente de uma pasta esvaziada, Bebianno se aproximou do deputado. E passou a ser visto como um interlocutor alternativo ao chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, cuja relação com Maia está estremecida desde que trabalhou nos bastidores para impedir a releição dele à presidência da Câmara.

Ao comentar o episódio, Maia elogiou Bebianno:

— Ele é um cara ótimo, que ajuda. Um bom interlocutor. Mas quem escolhe ministro, demite e nomeia é o presidente. É um bom interlocutor, foi importante na eleição e pode continuar ajudando. Mas, mantê-lo ou não, não é minha decisão.

Maia evitou polemizar em relação à participação dos filhos, mas deixou claro que isso pode ter impacto na relação com o parlamento:

— Isso gera um ambiente de confusão na comunicação, no diálogo. Essa questão tem que ter mais clareza.

A atuação de Rodrigo Maia em favor de Bebianno foi tratada na madrugada de ontem em conversas de WhatsApp e em um encontro de aliados que articulam para evitar a queda do ministro e conter a instabilidade no Palácio do Planalto.

Nenhum comentário: