quinta-feira, 1 de abril de 2021

Maria Hermínia Tavares* - Os generais e o capitão

- Folha de S. Paulo

Ocupante do Planalto não tem proposta para enfrentar pandemia nem projeto para a nação

Com a água chegando ao pescoço, o presidente reformou nesta terça (30) o seu ministério —e mais uma vez fabricou uma crise, sua especialidade. Nesse dia, com UTIs superlotadas, equipamentos e profissionais escasseando, o país batia novo recorde de mortos pela pandemia em 24 horas: 3.668. Imenso também era o número de desempregados para os quais o auxílio emergencial ainda não chegou, assim como o de alunos aos quais não se ofereceu alternativa de estudo enquanto as escolas estiverem fechadas.

Poderia ter sido mudança rotineira: a troca de um chanceler que, movido por ideias delirantes sobre o mundo, vinha sendo competente apenas em destruir a reputação internacional do país. Só que não foi.

Pressionado pelos aliados no Congresso, com a popularidade em queda e perdendo apoios importantes entre as elites econômicas —para não falar da tensão com os governadores e parceiros internacionais que cobram do Brasil compromisso ambiental—, o ex-capitão tratou de se defender.

Imaginou arrimar-se com a ajuda do centrão para bloquear o impeachment; da Advocacia-Geral da União para proteger-se do Supremo Tribunal Federal; do Ministério da Justiça para pôr sob controle a Polícia Federal e manter a política de liberação de armas a civis e, por último, mas não menos importante, procurou assegurar a cumplicidade das Forças Armadas ao que fizer e acontecer.

O ocupante do Planalto não tem proposta para enfrentar a pandemia ou projeto para a nação depois dela. Só tem clara a sua obsessão: aferrar-se à primeira cadeira —pelo voto se possível, pela força se necessário. Ninguém perderá dinheiro apostando que até outubro do ano que vem planeje um autogolpe. Como se sabe, falta-lhe o mais ínfimo compromisso com a democracia.

Felizmente as suas chances não parecem boas. De acordo com o Center for Systemic Peace, think-tank americano que registrou todas as tentativas de golpe —bem-sucedidas ou não— em países com mais de 500 mil habitantes, entre 1946 e 2018, foram 39 os casos de "subversão pelo Executivo no poder". Destes, apenas um numa democracia sólida —a França de De Gaulle— e seis na América Latina, todos em países mais frágeis que o Brasil em matéria de tradição democrática e instituições políticas. O mesmo se pode dizer das nações onde ocorreram os outros 32 casos de autogolpe.

Com homenagens vazias, cargos, mais recursos no Orçamento e, agora, com a imposição de fidelidade ao líder, o ex-capitão imagina arrastar os generais —e a Força que comandam— para um aventura autoritária contra inimigos fabricados. Não será bom para eles, muito menos para o país.

*Professora titular aposentada de ciência política da USP e pesquisadora do Cebrap.

Nenhum comentário: